quinta-feira, 18 de abril de 2013


Grupo 2 : Estratégias para desenvolver e manter pessoas na Organização
Por:
Jesimiel Gomes
Melqui Antonio
Thiala Ioneila

Administrar pessoas não é tarefa fácil, principalmente quando se trata de questões onde são envolvidos aspectos relacionados  ao crescimento pessoal e profissional para assim  proporcionar uma satisfação consequentemente a retenção de pessoas na organização.

Isso nos faz refletir primeiramente ao conceito de estratégia, onde segundo Mintzberg, trata-se da forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados.

Trazendo para nossa realidade empresarial no sentido de gerir pessoas, essa estratégia está voltada para o estabelecimento de plano ou o melhor caminho a seguir para alcançar determinado objetivo.

Surge portanto a Gestão de Pessoas nas organizações, como ferramenta estratégica para auxiliar o gestor na tomada de decisão, definindo a melhor estratégia para promover o crescimento  das pessoas na organização. Para tanto é necessário treinar e desenvolver o potencial existente em cada membro, de forma que eles possam desempenhar o seu papel de maneira satisfatória.

Tendo isso em vista, a Gestão de pessoas conta com seis processos fundamentais a serem aplicados na organização.

Dentre os principais processos  apresentados pela Gestão de Pessoas, pode-se destacar: desenvolver, recompensar e manter, como estratégias fundamentais promover o crescimento e reter as pessoas na organização.

Desenvolver-  Está voltado para atividades que visem preparar e formar o colaborador para o exercício de uma profissão, tornando-o mais eficiente e produtivo, de maneira a promover o crescimento profissional e pessoal dentro da empresa.

Recompensar- Atividades para incentivar e motivar as pessoas na qualidade do trabalho, pois o profissional satisfeito irá produzir melhor suas tarefas. Além de ajudar na retenção de talentos, ajuda consideravelmente nos resultados positivos para a empresa.

Manter- A empresa deve buscar satisfazer as necessidades individuais dos colaboradores: liberdade e autonomia para tomar decisões, ambiente de trabalho agradável, segurança no emprego, horas adequadas de trabalho e tarefas significativas, tornando a organização um local desejável e atraente.

Assim, a aplicação de tais estratégias proporciona uma série de benefícios tanto para a empresa quanto para o colaborador.

Qualifica e aperfeiçoa os colaboradores para execução imediata das diversas tarefas do cargo.

Estimula o contínuo desenvolvimento do capital humano e intelectual, não apenas em cargos atuais, mas também para outras funções.

Cria um clima satisfatório entre os colaboradores, aumentando a motivação e tornando-os mais produtivos e receptivos. 

Sugestões de estratégias


Funcionário do mês
 treinamento e capacitação
 Melhoramento do local e ferramentas de trabalho
 Brindes
 Bonificação por bom desempenho
 Reconhecimento
       

Por fim, como ressalta Chiavenato, vale destacar que " reter talento não poder ser considerado uma tarefa simples e fácil de realizar, porque cada organização tem suas especificidades e possui uma cultura diferenciada, necessitando de um conhecimento analítico de sua natureza e realidade. Torna-se necessário a monitoração e avaliação do grau de satisfação de seus colaboradores, pois serão eles o diferencial competitivo da organização e se não estiverem motivados e comprometidos de nada adiantará ter a melhor tecnologia ou maior diversidade nas opções de serviços"

Referência:
GERALDO, Veridiana do Rocio de Oliveira. Gestão de pessoas e a retenção de talentos nas organizações. Curitiba.2010. Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABjqYAB/gestao-pessoas-a-retencao-talentos-nas-organizacoes. Acesso em: 09 de Abril de 2013.




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