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2 : Estratégias para desenvolver e manter pessoas na Organização
Por:
Jesimiel Gomes
Melqui Antonio
Thiala Ioneila
Administrar pessoas não é
tarefa fácil, principalmente quando se trata de questões onde são envolvidos
aspectos relacionados ao crescimento
pessoal e profissional para assim proporcionar uma satisfação consequentemente a
retenção de pessoas na organização.
Isso nos faz refletir primeiramente
ao conceito de estratégia, onde segundo Mintzberg, trata-se da forma de pensar
no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento
formalizado e articulador de resultados.
Trazendo para nossa
realidade empresarial no sentido de gerir pessoas, essa estratégia está voltada
para o estabelecimento de plano ou o melhor caminho a seguir para alcançar
determinado objetivo.
Surge portanto a Gestão de
Pessoas nas organizações, como ferramenta estratégica para auxiliar o gestor na
tomada de decisão, definindo a melhor estratégia para promover o crescimento das pessoas na organização. Para tanto é
necessário treinar e desenvolver o potencial existente em cada membro, de forma
que eles possam desempenhar o seu papel de maneira satisfatória.
Tendo isso em vista, a
Gestão de pessoas conta com seis processos fundamentais a serem aplicados na
organização.
Dentre os principais
processos apresentados pela Gestão de
Pessoas, pode-se destacar: desenvolver, recompensar e manter, como estratégias
fundamentais promover o crescimento e reter as pessoas na organização.
Desenvolver- Está voltado para atividades que visem preparar
e formar o colaborador para o exercício de uma profissão, tornando-o mais
eficiente e produtivo, de maneira a promover o crescimento profissional e
pessoal dentro da empresa.
Recompensar- Atividades para
incentivar e motivar as pessoas na qualidade do trabalho, pois o profissional
satisfeito irá produzir melhor suas tarefas. Além de ajudar na retenção de
talentos, ajuda consideravelmente nos resultados positivos para a empresa.
Manter- A empresa deve buscar
satisfazer as necessidades individuais dos colaboradores: liberdade e autonomia
para tomar decisões, ambiente de trabalho agradável, segurança no emprego,
horas adequadas de trabalho e tarefas significativas, tornando a organização um
local desejável e atraente.
Assim, a aplicação de tais
estratégias proporciona uma série de benefícios tanto para a empresa quanto
para o colaborador.
Qualifica e aperfeiçoa os colaboradores para
execução imediata das diversas tarefas do cargo.
Estimula o contínuo desenvolvimento do
capital humano e intelectual, não apenas em cargos atuais, mas também para
outras funções.
Cria um clima satisfatório entre os
colaboradores, aumentando a motivação e tornando-os mais produtivos e
receptivos.
Sugestões de estratégias
Funcionário do mês
treinamento e capacitação
Melhoramento do local e ferramentas de
trabalho
Brindes
Bonificação por bom desempenho
Reconhecimento
Por fim, como ressalta Chiavenato, vale destacar que " reter talento não poder ser considerado uma tarefa simples e fácil de realizar, porque cada organização tem suas especificidades e possui uma cultura diferenciada, necessitando de um conhecimento analítico de sua natureza e realidade. Torna-se necessário a monitoração e avaliação do grau de satisfação de seus colaboradores, pois serão eles o diferencial competitivo da organização e se não estiverem motivados e comprometidos de nada adiantará ter a melhor tecnologia ou maior diversidade nas opções de serviços"
Referência:
GERALDO,
Veridiana do Rocio de Oliveira. Gestão de pessoas e a retenção de talentos
nas organizações. Curitiba.2010. Disponível em:
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABjqYAB/gestao-pessoas-a-retencao-talentos-nas-organizacoes.
Acesso em: 09 de Abril de 2013.
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