quarta-feira, 24 de abril de 2013

Múltiplas Inteligências



Caros colegas, nosso grupo Claudinê, Deivid e Rosicléa, o tema foi:


“MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS”



Um dos maiores estudiosos desse assunto é o Professor Howard Gardner, completando 20 anos de pesquisa. Gardner nasceu em 11 de julho de 1943 e cresceu na cidade de Scranton, mediana cidade do nordeste da Pensylvania. Foi excelente e promissor pianista, mas parou seus estudos musicais. Em setembro de 1961 ingressou na Universidade de Harvard onde estudou História, Sociologia e Psicologia.
O foco dos estudos passou ser as Inteligências Múltiplas cuja base da teoria foram:
Pluralidade (mais de duas inteligências) e A inteligência não pode ser medida.
Segundo Gardner as pessoas apresentam traços integrados de diferentes inteligências e, dessa forma, não é possível enquadrar uma pessoa em apenas uma ou duas.

Vídeo sobre o talento


A inteligência verbal-linguistica:

É a habilidade do uso da linguagem para convencer, agradar, estimular, ou transmiti idéias, além de lidar na forma escrita ou falada com a linguagem de forma mais criativa e integrada. Políticos, jornalistas, poetas, escritores, exibem com mais destaque essa inteligência.


A inteligência interpessoal:

Habilidade de interagir com as outras pessoas, entendê-las e interpretar seu comportamento. Resolver problemas, solucionar conflitos. É a inteligência comum em líderes, terapeutas, políticos, religiosos, professores, vendedores, que sabem identificar expectativas, desejos e motivações de outras pessoas, tornando-se extremamente sensíveis a suas necessidades.


A inteligência intrapessoal:

É a inteligência que permite compreender a nós mesmos e trabalha conosco. Autoconhecimento. Também é a capacidade de superar os impulsos instintivos (autocontrole).

Sitamos apenas algumas as quais julgamos mais presente no nosso dia a dia, vale ressaltar que segundo Gardner, todos nós temos mais de uma inteligência a chamada pluralidade.

Após pesquisarmos sobre esse tema o qual a princípio achávamos algo muito estranho, temos uma outra concepção e vimos que trata-se de assunto do nosso cotidiano e que não é para ser chamada de talento e sim de inteligência mesmo, além de ser algo que infinitas não são segundo Gardner.

Vídeo sobre as múltiplas inteligências


Curiosidade:

“Até os 70/80 anos existe a possibilidade de desenvolver as inteligências salvo em pessoas com doenças degenerativas”.  Celso Antunes.

REFLEXÃO:

“Todos os indivíduos têm potencial para ser criativos, mas só serão se quiserem”. Howard Gardner.