sexta-feira, 17 de maio de 2013

OITO LIÇÕES DE LIDERANÇA DE NELSON MANDELA


INVICTUS - a síntese e a relação com a disciplina Psicologia Organizacional






FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAL CAPIM GROSSO - FCG
Trabalho solicitado pela professora Ana Carolina Novaes, da disciplina de Psicologia Organizacional, FILME INVICTUS.
Graduandos:
Daniel Santana
Danile Lima
Helen Alves
Naiala Ferreira
Samara dos Santos
Samara Gonzaga

Invictus traz como diferencial o esporte Rugby, usado sabiamente por Mandela para acabar com o canal da segregação racial entre negros e brancos existente até ali. Há um ano para a copa do mundo de rugby, na África do Sul, Mandela assim que assume a presidência começa a se interessar pelo esporte: regras, defesa, ataque, e o mais importante: conhecer a seleção sul-africana de rugby, os chamados Springboks.
A grande dificuldade de Mandela de início era tornar o esporte uma paixão nacional. Isso porque o rugby era praticado apenas pela elite branca sul-africana. Diante de uma minoria branca que disse “ele pode ganhar uma eleição, mas ele poderá governar um país”, Madiba, como é chamado pelos negros, acata linguagem universal do esporte para unir uma nação. Seu primeiro trabalho é transformar o rugby, um esporte também dos negros sul africanos. Ele firmando uma parceria com o capitão dos Springboks, levando o esporte para as periferias do país. A ideia de Mandela cultivar torcedores negros para a seleção sul africana, tornar o rugby uma paixão nacional e, por último, acabar definitivamente com o aparthaid.
Invictus é um filme recheado de lições de vida: respeito ao próximo, sem olhar as diferenças de cor, raça, sexo, status social.A partir deste contexto, o filme se desenvolve como um dos mais brilhantes filmes de liderança dos últimos tempos.Por tudo isso Invictus vale a pena ser assistido por qualquer sexo, idade, raça , cor e status social.
Em relação à disciplina de psicologia organizacional, o filme Invictus nos apresenta os seguintes fatores: liderança, estratégia em grupo, conflito, psicanálise, aprendizado, objetivo, coragem, planejamento, estimulo e motivação. Mandela usa o humanismo e a motivação a seu favorque em conjunto com sua grande experiência de comunicação entre grupos, passou a conhecê-los para mudar a realidade de seu país.