quinta-feira, 18 de abril de 2013


ADMINISTRANDO TALENTOS

Com as mudanças sociais, tecnológicas, econômicas e outras diversas, as organizações buscam hoje, proporcionar ao colaborador opções diferentes das existentes no período de Henry Ford, onde um funcionário exercia a mesma função o tempo todo sem ter a oportunidade de expor suas ideias e mostrar os seus possíveis talentos.
Administrar talentos é o mesmo que organizar aptidões, é a oportunidade do colaborador mostrar sua competência e seu desempenho em uma área diferente da que exerce; nesse momento a empresa utiliza do um recurso chamado de CHA, partindo daí o funcionário expressa seu conhecimento, habilidade e competência, dessa forma tem possibilidade de uma mudança considerável de função gerando satisfação a ambas as partes.
Gerir talentos está se tornando indispensável na organização, pois ter pessoas não significa ter talentos, e um talento é um tipo de pessoa que possui características  que a difere das outras. Um talento é um patrimônio importante em uma organização, pois assim como o capital humano ajuda a alcançar a competitividade e o sucesso da empresa. Esses talentos são dotados de habilidades e competências que são utilizadas e compensadas sempre.
Para que um bom talento possa desempenhar um bom trabalho, se destacar e mostrar a sua competência, é necessário que o contexto, ou seja, o ambiente interno seja adequado para que ele floresça, pois se a empresa tiver preparado um bom jardim não precisa sair em busca das borboletas ( talentos ). Podemos lembrar o Cirque do Soleil, uma grande organização que descobre, prepara e permite que cada integrante se destaque a partir de seu talento e realize e leve seus sonhos a cada espetáculo.
Outro ponto que chama a atenção na gestão de pessoas ao se tratar de gerir talentos é a chamada recolocação, onde o funcionário que se destaca em uma nova função por seu talento muda de cargo, levando benefícios a empresa e a ele próprio, pois estará realizando sua tarefa com mais estímulo e entusiasmo. Podemos perceber no vídeo, uma matéria de um jornal, que a recolocação está sendo uma prática comum em grandes empresas, e quando ocorrem essas mudanças, todos lucram, e é até aconselhável ao funcionário que se sente mais útil em determinada função pedir sua mudança de cargo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário