domingo, 17 de fevereiro de 2013

2ª ATIVIDADE - Pensando sobre Estrutura e Cultura Organizacional...





VOCÊS DEVERÃO ESCREVER UM TEXTO DIZENDO:
que aprendi na aula de hoje?
Como eu posso definir, com minhas palavras, estrutura e cultura organizacional?
De que forma a estrutura  e a cultura organizacional afetam  o comportamento das pessoas em uma organização?

1ª ATIVIDADE

Nossas produções começam AGORA!

Lembrem que um dos critérios de avaliação será a pontualidade nas produções escritas. Então, não deixem para última hora. A atividade abaixo corresponde ao nosso primeiro encontro , dia 07/02/13, portanto vocês teriam até dia 14 para ter postado a atividade, no entanto, como estamos iniciando esse processo, vocês têm até dia 21/02 para fazer isso.

A 1ª atividade do portfólio de vocês e que deverá ser postada como comentário aqui nesse WEBFÓLIO  é:
                                                             

  1. QUEM SOU EU?( Postar um texto de no mínimo 28 linhas, 4 parágrafos). Nesse texto vocês deverão inserir as expectativas para a vida profissional de vocês.
  2. Após a discussão de nossa primeira aula, você deverá falar sobre a importância da Psicologia Nas Organizações e em que/como ela pode auxiliar o  desenvolvimento das mesmas. 
  3. Preciso que você liste quais são suas expectativas em relação à disciplina o que pretende aprender  e discutir

PLANEJAMENTO DA DISCIPLINA


PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL – 60 horas

EMENTA

Teorias comportamentais e sua aplicação concreta da realidade organizacional. Importância dos recursos humanos para a organização. Teorias da motivação. Traços de personalidade. Mecanismos de compensações, aptidões humanas, os principais estilos de supervisão e gerência. Impacto das condições e organização do trabalho na subjetividade dos trabalhadores. Organização formal e informal do trabalho. Organização prescrita e real do trabalho principais abordagens da condição humana no trabalho. Grupo e Liderança. Ética e comportamento humano nas organizações.

Justificativa:

Nos últimos anos tem crescido a globalização econômica, assim como a competição entre Organizações e capital humano, onde as habilidades e aptidões são constituídas como uma das principais estratégias organizacionais. Sendo assim, a disciplina de Psicologia Organizacional contribui para a formação de futuros gestores, propiciando oportunidades de desenvolvimento das competências interpessoais e organizacionais.

Objetivo Geral:

Contribuir para a formação de futuros gestores propiciando a compreensão do comportamento humano nas organizações, o encaminhamento de soluções para problemas das relações interpessoais e para a criação de um clima favorável à inovação e produtividade.

Objetivos Específicos:

Proporcionar aos alunos momentos de reflexão critica sobre os fundamentos da Psicologia Organizacional; Favorecer a compreensão do comportamento humano nas organizações; Desenvolver competências interpessoais e organizacionais.

Conteúdo Programático:

Compreender os fundamentos da Psicologia Organizacional
  • ·         Psicologia: história, conceitos, métodos e aplicação;
  •           O campo da Psicologia Organizacional;
  •            Interfaces da disciplina com outros domínios do saber;


Compreender o comportamento humano nas Organizações
  • ·     O homem e seu comportamento: Behaviorismo: perspectiva histórica; fundamentação teórica e aplicabilidade na Administração;
  • ·    O homem e seu inconsciente: Psicanálise: perspectiva histórica; fundamentação teórica e aplicabilidade na Administração;
  • ·  O homem e sua percepção: Gestalt: perspectiva histórica;fundamentação teórica e aplicabilidade na Administração;

·         Teoria Humanista: perspectiva histórica; fundamentação teórica e aplicabilidade na Administração;
  • Entender o conceito de Personalidade e desenvolvimento interpessoal
  • A organização da personalidade;
  • Inteligência: geral, emocional e múltipla.


Compreender o comportamento do homem dentro das Organizações:
  • ·         Temas teóricos sobre o comportamento nas organizações.
  • ·         Motivação humana no trabalho: principais teorias motivacionais e
  • ·         suas aplicações;
  • ·         Principais teorias sobre a liderança, seus tipos e características;


AVALIAÇÃO:

UNIDADE 1 –Avaliação Escrita –  10 pontos

UNIDADE 2 – Análise de filmes ( atividade em grupo) –  10 pontos

UNIDADE 3 – Portfólio – 10 pontos ( as atividades deverão ser postadas semanalmente no webfólio)

Referências Básicas:                                                   
BAREMBLITT, Gregório (org.). (1986). Grupos: teoria e técnica. 2 ed. Rio de Janeiro: Graal.
FIORELLI, J. O. Psicologia para administradores: integrando teoria e prática. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2009
MINICUCCI, Agostinho (2009). Psicologia aplicada à administração. 5 ed. São Paulo: Atlas
Referências Complementares:
BERGAMINI, Cecília Whitaker. Psicologia aplicada à administração de empresas: psicologia do comportamento organizacional. 4ed. São Paulo: Atlas, 2009.
TELES, Maria Luiza Silveira. O que é psicologia. São Paulo: Brasiliense, (2008).       
BRAGHIROLLI, Elaine Maria. Temas de psicologia social. 6 ed. Petrópolis, RJ: Vozes,(2003).
MINICUCCI, Agostinho (2009). Psicologia aplicada à administração. 5 ed. São Paulo: Atlas
RODRIGUES, Marcus Vinícius. Qualidade de vida no trabalho. 11 ed. Rio de Janeiro: Vozes,(2008).