quarta-feira, 17 de abril de 2013

Grupo 1 - SELECIONAR ADEQUADAMENTE AS PESSOAS PARA ATUAR NAS ORGANIZAÇÕES


Discentes: Lindomar Almeida, Uelber Oliveira e Vidiane Geize Sousa.

A Gestão de Pessoas em um ambiente dinâmico e competitivo.
OS DESAFIOS DO TERCEIRO MILÊNIO

 Palavras chave: “Recrutamento e Seleção”

O recrutamento e seleção de pessoal é um instrumento de muita importância para uma organização, por que, quando bem administrado, traz consigo benefícios, tanto para o empregador, como para o candidato que está na seleção. Ele é realizado por motivo das necessidades presentes e futuras da área de RH das empresas.
Segundo Chiavenato (2004) “recrutamento e seleção é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.”
Consideramos que seleção seja: “o homem certo para o cargo certo...”. 
E além da empresa selecionar, existe também por parte do candidato avaliar se é pertinente ou não para ele, a oportunidade oferecida pela organização.
Existem três consideráveis fases de recrutamento e seleção, sendo elas: 
1.1 – O que a organização precisa em termos de pessoas.
1.2 – O que o mercado de RH pode oferecer. 
1.3 – Quais as técnicas de recrutamento e seleção aplicar.
Essas fases são fundamentais tanto no momento em que se estar sendo realizada a seleção, como também, é usado no antes e no pós recrutamento.
Como complemento dessas fases, existe o Planejamento de Pessoal, que segundo Chiavenato (2006), “é o processo de decisão a respeito dos recursos humanos necessários para atingir os objetivos organizacionais (...).” Este planejamento nem sempre é responsabilidade do órgão de pessoal da organização, e trata-se de antecipar qual a força de trabalho e os talentos humanos necessários para complementar e realizar a ação organizacional futura.

Dentro desse contexto, existe três tipos de Recrutamento, sendo: 
Recrutamento interno: conforme o próprio nome diz, é o processo realizado dentro da organização, onde aproveita melhor o potencial já existente da mesma. Valorizando e motivando a fidelidade dos funcionários. Ex.: Dentro de uma equipe, pode surgir uma vaga para novo cargo, o recrutamento será efetuado, segundo os colaboradores disponíveis, o que se adequar e se destacar mais, dentre os outros, tem maior probabilidade de ser escolhido.
Recrutamento externo: é o processo oposto ao interno. Ele é realizado fora da organização, com os candidatos ainda não conhecidos, no entanto, que sejam qualificados e estejam interessados em ingressarem na organização. Ele pode ser feito através de divulgação externa, ex.: carro de som; cartazes; divulgação em redes comunicativas etc. Este recrutamento é mais caro e mais inseguro para a organização, por motivo de estar investindo em algo incerto.
E por fim, existe o Recrutamento Misto: que é o processo onde se integra o interno com o externo, fazendo com que supra as necessidades e desvantagens existentes em optar por apenas uma alternativa. Nele, as vagas existentes são divididas pelos candidatos internos e externos, no entanto,procede-se em primeiro lugar a seleção interna e a avaliação é efetuada em gabinetes externos à organização, para que a avaliação não sofra influências.

Para se ter uma adequada seleção de pessoas, é preciso efetuar processos de seleção fundamentais, conhecidos também como técnicas de seleção, que podem ser classificadas em seis grupos, sendo a ENTREVISTA, que é a ferramenta mais importante do processo; PROVAS DE CONHECIMENTOdivididas em de conhecimentos gerais e específicos, essenciais para conhecer a capacidade teórica do candidato; TESTES PSICOLÓGICOS: instrumentos padronizados que estimulam determinado comportamento do examinado;
TÉCNICAS DE VIVÊNCIAS: uma técnica que permite observar problemas de relacionamento, integração social ou liderança; AVALIAÇÃO DE SAÚDE: onde o médico deve conhecer a função para avaliar as condições de saúde do candidato, como forma de verificar se ele está ou não apto para o desenvolvimento, há exemplo do exame adicional; e SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS: onde é voltada o olhar para qual competência cada individuo possui, como meio de aproveitamento e alavancar o processo de gestão de pessoas.

Além de ser usados todos esses processos e meios para recrutamento e seleção, há também algumas novidades que estão tomando conta da área de RH das organizações. São as seleções feitas através da personalidade e do estudo astrológico (signos), meio esse que intensifica o conhecimento da empresa em relação aos candidatos, antes mesmo que haja a entrevista, apenas pelo conhecimento do currículo do mesmo, para então avaliar se ele se
adequada ou não ao cargo/função a disposição. Também, de maneira moderna, está sendo usado a terceirização de todos os processos citados anteriormente. A terceirização é um meio de diminuir custos e valorizar o tempo da equipe de RH, fazendo um acordo com empresas/instituições (ex.: Associações Comerciais) para que eles efetuem a seleção e encaminhe o candidato já pré selecionando para a organização solicitante.

 
Vídeo Explicando técnicas de Seleção

Referências:
http://www.portalangels.com/horoscopo/signos/os-signos-e-a-profissao.html
http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_22255/artigo_sobre_import%C3%82ncia_do_recrutamento_e_sele%C3%87%C3%83o
http://teste-vocacional.info/mos/view/Tipos_de_Personalidade_e_Profiss%C3%A3o_Ideal/
http://www.ead.fea.usp.br/semead/12semead/resultado/trabalhosPDF/891.pdf 


Olá Pessoal,

Como ninguém se manifestou a falar voluntariamente sobre essa aula, gostaria que vocês falassem um pouco sobre ela. O que você entendeu por relações intrapessoais e interpessoais e de que forma essas relações interferem ou auxiliam no funcionamento e nos resultados de uma organização?