quarta-feira, 22 de maio de 2013


WEIR, Peter.  Mestre dos Mares: o lado mais distante do mundo. [Filme- vídeo]. Direção Peter Weir. Estados Unidos, 2003.

Resumo
Por:
Claudinê Oliveira
Gilbetânia Carneiro
Jesimiel Gomes
Melqui Antonio
Rosicléa Araújo
Thiala Ioneila


A história se passa num cenário de guerra no período das grandes navegações e expedições marítimas, marcado por confrontos e pela busca incessante pelo domínio do território inimigo. Aplicando a realidade empresarial, o filme retrata o dia a dia das empresas, os desafios enfrentados e  a busca por espaço num mercado cada vez mais competitivo, enfatizando acima de tudo a importância do trabalho em equipe e influência de um líder para o alcance dos objetivos organizacionais, além de outras questões relevantes da Psicologia nas organizações como relação interpessoal, punição, transtornos mentais e estímulos respostas por meio do reforço. 
A liderança está presente em todos os momentos do filme, a qual era representada pela figura de um capitão, responsável direcionamento e comando do navio, por meio da definição de metas e objetivos, delegação poderes e orientação dos tripulantes na execução de suas respectivas funções, exercendo assim autoridade e influência sobre toda a organização.
O comportamento era controlado por meio de uma repressão das emoções, os membros eram instruídos a não demonstrar medo ou insegurança, característica típica do regimento Inglês que, aliado ao confinamento provocou um afastamento da realidade, fazendo-os agir por instintos de sobrevivência.
Nota-se também a aplicação de reforços e condicionamento do comportamento, as pessoas eram conduzidos a desenvolver diversas vezes o mesmo procedimento para melhorar o desempenho a cada repetição, se tornando mais ágeis e em troca e seriam recompensados com doses extras de bebidas.
O trabalho em equipe foi fator responsável pelo sucesso da empresa, que mesmo estando em desvantagem competitiva, conseguiu através da colaboração de todos vencer a batalha e conquistar o território inimigo. Assim, a representação de um navio revela um exemplo ideal da demonstração do trabalho em equipe, é preciso que todos estejam focados e direcionados para o mesmo fim, uma vez que o bom desempenho da empresa dependerá da participação e contribuição de todos.
Desta forma, recomenda-se esse filme para gestores e demais profissionais que lidam diariamente com pessoas, por tratar de assuntos relevantes da Psicologia Organizacional, demonstrando a importância dos conteúdos discutidos ao longo da disciplina, contribuindo significativamente para a compreensão do comportamento humano e gerenciamento de pessoas na organização.