segunda-feira, 4 de março de 2013

MOTIVAÇÃO!





Discutimos na última aula sobre várias temáticas dando continuidade à reflexão sobre o controle do comportamento nas organizações e dentre essas temáticas discutimos sobre a motivação.

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre esse tema e para isso preciso que vocês pensem nas 04 teorias motivacionais apresentadas, falem um pouco sobre cada uma delas, explicite sobre qual delas você mais concorda , dizendo o porquê, bem como se discorda de algumas delas, também justificando sua resposta.

Mãos à obra e sucesso!

20 comentários:

  1. Perante a explicação da ultima aula, tentarei expor de maneira objetiva, o meu entendimento sobre as Teorias da Motivação Humana.

    1 – Teoria das necessidades, por Abraham Maslow, uma teoria, proposta como uma pirâmide hierárquica, como meio de satisfazer as necessidades de cada indivíduo, tendo início pelas de nível baixo às de nível alto. Maslow acredita que a motivação humana só será completa se todas as suas necessidades forem realizadas, e que deve iniciar suas realizações, a partir daquelas que estiverem menos priorizadas, consideras por ele as de nível baixo. No entanto, eu discordo em partes dessa teoria, pois acredito que nem sempre será possível total satisfação em todas as necessidades, como ele propõe, e sim que, o indivíduo pode se auto-realizar em determinada necessidade e em outra não, e isso não necessariamente seria uma frustração ou motivo de desmotivação.
    2 – Teoria dos Dois Fatores, por Frederick Herzberg.
    Diferente da teoria de Maslow, Herzberg fundamenta um contexto que por mim seria ou é a melhor maneira de se chegar a motivação humana. Ele explica que a motivação profissional depende de dois fatores, sendo eles: Motivacionais, selecionado como o conteúdo do cargo (responsabilidade; trabalho em si; recompensas etc.) e Higiênicos, sendo o contexto do cargo (as condições, sentimentos e administração da empresa). Ele também expõe, que para motivar um colaborar, não basta apenas que os fatores de satisfação estejam sendo executados, más que os de insatisfação não existam.
    Não sei ao certo, expor com clareza, se concordo mais nesta teoria pelo motivo de ser a mais presente na minha experiência profissional, ou por aceitar e acreditar que esta maneira, seja a mais fácil e mais utilizada pelas organizações. Enquanto futura administradora, e pelo pouco conhecimento teórico e prático que já adquirir, utilizaria essa teoria no desenvolver das novas oportunidades.
    3 - Teoria da Equidade, de J. Stacey Adams
    Esta teoria por sua vez, estabelece que o indivíduo para estar motivado, deve receber por parte da organização, a compreensão e recompensa que lhe cabe. Mostra-nos também que a satisfação depende do equilíbrio entre o colaborador e a organização, o que cada um pode e deve oferecer como colaboração motivacional. Sendo que a obrigação não é apenas da empresa.
    4 – Teoria do Reforço, de Skineer
    Onde recomenda que a motivação do indivíduo é adquirida através das recompensas que lhe são oferecidas, descartando a ideia de se utilizar de castigos, pois os mesmos não produz motivação, e causa início de revolta e constrangimento. Esta teoria abrange o fator externo muito mais do que o interno e é considerada a que estar se apossando da cultura organizacional de muitas empresas. Estabeleço a teoria de Skineer uma novidade para o mundo empresarial, o que estar provocando significativa mudança e desenvolvimento.

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  2. Professora Karol. Não sei se compreendi bem o que estar sendo solicitado por ti. Produzir este texto, com base no que entendi. Se não for desta forma como queira a atividade, me comunique que irei refazê-la.
    Obrigada!!

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  3. Motivação e as suas teorias

    De acordo com as teorias abordadas em sala de aula, elas têm suas definições bem consideradas, porém algumas se sobre sai das outras. E de acordo com o meu entendimento, concordo com a Teoria das Necessidades.
    Teoria das Necessidades- De acordo com essa teoria, o ser humano possui necessidades que podem ser separadas em categorias de hierarquia e para motivar o mesmo, deve-se identificar qual a categoria mais baixa em que ela tem uma necessidade maior, e prefere-se suprir esta mesma antes de pensar em outras categorias mais altas onde o ser humano está precisando de motivação.
    Portanto, as categorias são: realização pessoal (moralidade, criatividade, espontaneidade, etc.), estima (confiança, conquista, respeito, etc.), relacionamento (amizade, família, etc.), segurança (do corpo, do emprego, da família, etc.), fisiologia (comida, água, sexo, etc.) Ou seja, pode se fazer uso da motivação em um ser humano, apartir de uma dessas necessidades, a qual ele mais precisa.
    A Teoria dos dois Fatores tem o seu fundamento de motivação que são muito importantes, onde os fatores são “MOTIVACIONAIS e HIGIÊNICOS”, porém cada um com o seu ambiente de satisfação e insatisfação.
    A Teoria da Equidade percebe que os indivíduos não se preocupam somente com a quantidade de recompensas, mas sim através de comparações a outros que tem recompensas diferentes. Ou seja, o indivíduo se sente bem no ambiente de trabalho adequado, fazendo com que ele seja mais criativo, e sua motivação e recompensa seja diferente dos demais.
    A ultima teoria, é a do Reforço, fundamenta que o comportamento do ser humano pode ser controlado através de recompensas, só que mesmo que esse reforço possa controlar, pode chegar à situação onde o indivíduo se sinta livre.
    Essa teoria tem as suas definições, mas eu não concordo que a motivação seja somente externa, e que não considera nenhum fator interno, que pode ser onde a pessoa esteja precisando de tal motivação para que o mesmo possa ser muito mais dedicado, criativo, responsável e possa trazer mais benefícios para a organização, e essa teoria não observa essa parte.

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  4. Teoria das necessidades
    Bem interno de satisfação, quanto mais intensa for a necessidade, mais a pessoa se sujeita a fazer de tudo para supri-las.E por isso ela quem determina o quanto se sacrifica, por se tratar de uma primeira e fundamental necessidade
    Teoria dos dois fatores
    È a troca de motivação pela satisfação, chamados fatores higiênicos, eles se complementam entre si. fazendo com que se obtenha um bom resultado através do estimulo de motivação.Esse eu concordo, porque acredito que todo individuo que é motivado, produz mais, pelo reconhecimento do trabalho. E é isso que impulsiona a querer fazer sempre o melhor, é uma via de mão dupla que todos acabam ganhando.
    Teoria da equidade
    são normas implantadas que são estabelecidas e cabe assim por sua vez acatar e executar independente de tudo.Pois cada um sabe o que deve ser feito sem questionamentos e cumpri-las.
    Teoria do reforço
    Onde observa que o individuo só reage através de estímulos, com isso vem as recompensas e castigos fazendo com que o individuo se sinta um objeto através de falsas recompensas.

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  5. Teorias da Motivação Humana

    -Teoria das Necessidades – Maslow
    Essa teoria é como uma divisão de hierarquias que é conhecida com a pirâmide de Maslow com níveis baixos e níveis altos, em que ele coloca que as necessidades de nível baixo devem ser satisfeitas primeiro, e assim por diante, até chegar às de nível alto. Para ele a pessoa só tem uma realização pessoal se consegui atingir todas as necessidades.
    Em alguns pontos eu não concordo com ele, porque acredito que se uma pessoa não consegue atingir determinada necessidade ou desejo não é motivo para desmotivar, e que as pessoas conseguem ter uma realização plena, sem precisar satisfazer todas as outras necessidades.
    -Teoria dos Dois Fatores - Frederick Herzberg
    Essa teoria de Herzberg identifica especificamente a satisfação e a insatisfação das pessoas em seu ambiente de trabalho.
    Os dois fatores identificados foram: o higiênico, que não dá a pessoa uma satisfação total, mas fazem com que elas se sintam melhores dentro da empresa, tendo boas condições físicas no ambiente, salários, oportunidades de crescer, etc. E o fator motivacional que são os que dizem respeito exatamente ao empregado e não a entidade, ou seja, é o fator que deixa o empregado satisfeito tendo um crescimento profissional, um reconhecimento dentro da empresa etc.
    Se olharmos para a nossa realidade essa é a teoria que mais se encaixa, porque muitas vezes as pessoas ficam insatisfeitas com o ambiente em que trabalha, com os salários recebidos, mas quando passam a terem um reconhecimento profissional tornam - se satisfeitos.
    -Teoria da Equidade - J. Stacey Adams
    Segundo está teoria de Stacey está relacionada ao que as pessoas oferecem as empresas e o que as empresas oferecem em troca. Os colaboradores sentem - se satisfeitos sempre que recebe da empresa uma bonificação por seus esforços. E tendem a ficarem insatisfeitas quando outras pessoas com atividades semelhantes a sua recebem uma bonificação maior. Com isso tendem a diminuir as suas contribuições para com a organização ou até mesmo saindo da mesma, por acharem que não serve mais para a função.
    -Teoria do Reforço – Skinner
    Essa teoria de Skinner mostra que as pessoas podem ser motivadas através do reforço, ou seja, da recompensa, e que elas tendem a repeti tal comportamento quando são gratificadas ao invés de receber punições.

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  6. Reforço e Motivação


    Há uma grande diferença entre Reforço e Motivação, o reforço evidência em controlar o comportamento, já a motivação tem como prioridade provocar uma reação espontânea respondendo involuntariamente.
    As motivações humanas são defendidas por quatro Teorias.
    A primeira é a Teoria das Necessidades, de Abrahan Maslow, tido como o pai do humanismo na psicologia. Mais conhecida como a pirâmide de Maslow, de acordo com ela possuímos várias necessidades que podem ser classificadas em ordem hierarquizada. Para Maslow o fator principal para você motivar uma pessoa, é ver em qual categoria ela é mais carente, suprindo esta necessidade o indivíduo estará renovado, motivado. Apesar de fazer algum sentido discordo em partes, creio que na vida profissional, por exemplo, você alimentar alguém, ou dar um abraço por ela está carente, não seja o suficiente para motiva-lo, agora se todas as categorias forem avaliadas e funcionarem em conjunto é outro assunto.
    Teoria dos Dois Fatores, de Frederick Herzberg, sustenta-se no ambiente externo e no trabalho do indivíduo, para ele a motivação depende de dois fatores: os motivacionais/ conteúdo de cargo e higiênicos/contexto de cargos. No primeiro fator, o que motiva é o sentimento com relação ao cargo, sua realização, o reconhecimento pelo trabalho, a responsabilidade que lhe foi confiada e o progresso conseguido. Já o segundo fator motivador é o que ele sente com relação a empresa, as condições em que trabalha, o salário que recebe, a Administração da empresa e como ela se relaciona com seu superiores. Para Herzberg é necessário que todos os fatores satisfatórios estejam presentes, além dos motivos que causam insatisfações estejam bem longe do ambiente de trabalho. Temos como fatores de insatisfação a política da empresa, condições do ambiente de trabalho, segurança e outras, como já foi dito é prioridade que os fatores que levam satisfação estejam presentes o tempo todo, são eles: o crescimento pessoal e da empresa, o desenvolvimento, realização, reconhecimento e outros. Diria que concordo plenamente com esta teoria, pois como funcionária me sinto motivada em trabalhar em uma empresa que reconhece meu trabalho e me dá condições favoráveis para desempenhar minhas funções.
    Teoria da Equidade, de J. Stacy Adams nos diz que o mais importante para o indivíduo não é apenas a quantidade de recompensa que recebem, mas também como é sua recompensa comparada a dos outros. Assim o que desmotiva é a diferença entre ele e os colegas. Podemos resumir que se o indivíduo se sentir bem em seu ambiente de trabalho e tiver os fatores apropriados podem tornar-se mais produtivos e responsáveis.
    E por último, temos a Teoria do Reforço, de Skinner. Para ele o comportamento das pessoas pode ser controlado através de recompensas (reforço). Se o indivíduo colaborar ou fizer exatamente o que é desejado terá sua recompensa, caso o contrário vem assim um castigo. Nessa Teoria a motivação é externa, não existe uma total vontade de esta empenhada e ela é muito usada hoje, podemos lembrar o caso AMBEV, que responde a processos na justiça por conta dos castigos aplicados aos seus funcionários.

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  7. Teorias Comportamentais e motivação

    Teoria das Necessidades
    Maslow apresenta uma teoria segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e colocadas em níveis hierárquicos, sob a ótica de que as necessidades são elementos correlacionados e interdependentes. O autor acredita que a motivação é adquirida mediante a realização das necessidades inerentes ao ser humano ( fisiológicas, segurança, sociais, estima e auto-realização), adquiridas continuamente e que somente quando cada uma dessas necessidades forem alcanças é que o indivíduo estará completamente satisfeito.
    A teoria proposta por Maslow é de suma importância para compreender os diversos tipos de necessidades apresentadas pelas pessoas. No entanto, acredito que o alcance dessas necessidades é praticamente impossível, segundo a escala proposta pelo autor, uma vez que tais aspectos são relativos e dependem exclusivamente dos objetivos pessoais de cada pessoa, e portanto não é preciso seguir uma ordem cronológica para alcançar a auto-satisfação.
    Teoria dos dois Fatores
    Herzberg formulou uma teoria baseada em dois fatores para explicar o comportamento das pessoas no ambiente de trabalho. Para Herzberg, os fatores motivacionais são os que interferem de forma mais intensa e profunda no comportamento. Assim ele classifica que motivação está relacionada aos fatores motivacionais, relativos aos objetivos pessoais do trabalhador, como conteúdo e do cargo e natureza das tarefas, e fatores higiênicos ou extrínsecos, relativos ao ambiente e condições de trabalho.
    A abordagem de Herzberg, apresenta uma visão mais abrangente em relação aos aspectos motivacionais, ao evidenciar que ambiente organizacional e as condições de trabalho no qual o trabalhador é exposto refletem no comportamento e atitudes das pessoas dentro da organização. Isso nos faz perceber, que um ambiente favorável, torna o trabalhador mais produtivo, contribuindo positivamente para o alcance dos objetivos pessoais e consequentemente o bom desempenho da organização.
    Teoria da Equidade
    Para a Teoria do Equilíbrio a organização é um sistema que recebe contribuições de seus participantes, através de esforços e trabalho, e em troca a organização deve oferecer incentivos e pagamentos. Adams defende que as recompensas devem ser proporcionais ao esforço e iguais para todos no ambiente de trabalho, por isso propõe a igualdade organizacional, por meio do equilíbrio mútuo entre empresa/trabalhador. Dessa forma, se duas pessoas realizam o mesmo esforço, a recompensa deve ser justa e igualitária, prevalecendo assim a equidade do comportamento.
    Esta teoria apresenta grande contribuição para Administração atual, ao evidenciar a relação empresa/trabalhador como elementos interagentes para o alcance dos objetivos, além de apresentar aspectos relacionados a aplicação do direito trabalhista nas empresas, tendo como exemplo o direito do trabalhador de receber pelo serviço prestado.
    Teoria do Reforço
    A teoria do reforço estuda o comportamento provocado pelo ambiente organizacional, descartando os fatores internos. Para Skineer, o colaborador agirá e desempenhará uma tarefa de acordo com o reforço que recebeu. O comportamento é visto como uma consequência dos reforços aplicados ao colaborador. Assim se o reforço é aplicado positivamente, terá como resposta um comportamento favorável, proporcionando um resultado agradável que tende a se repetir.
    Desta forma, com base no que foi exposto, nota-se que em todas as teorias explicitadas, os autores defendem a tese de que o comportamento das pessoas é moldado pelas influências que recebe do ambiente interno da organização, sendo a motivação, o elemento responsável pelas atitudes refletidas dentro das organizações.

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  8. De acordo com Abraham Maslow, o criador da Teoria das Necessidades, o individuo deve alcançar primeiro as necessidades inferiores da hierarquia, depois as de auto-realização. Nos dias atuais podemos ver nitidamente essa teoria, pois todo sujeito busca as necessidades inferiores, quando essas não são alcançadas possivelmente as do topo da hierarquia não serão buscadas.
    Frederick Herzberg, fundador da Teoria dos dois fatores procurava identificar o que levava as insatisfações dos profissionais dentro do contexto organizacional, a partir de então, Herzberg concluiu que existe dois fatores: motivacional e higiênico. O motivacional é relacionado a tarefa que um individuo desempenha, esse fator envolve o reconhecimento profissional, realização, responsabilidade e progresso. O fator higiênico corresponde à empresa, como o salário, benefícios, relações com supervisores, e o ambiente. Desse modo ao comparar com as organizações atuais veremos uma insatisfação dos colaboradores quando se diz respeito a esses dois fatores, principalmente com o fator motivacional, que chega a ser escasso.
    Não desmerecendo nenhuma das teorias já citadas, sobre a minha concepção diria que a teoria da equidade criada por Jonh Stacey Adams é primordial para as organizações atuais, pois, o individuo se preocupa com os benefícios, e promoções, ou seja, uma compensação justa pelos seus esforços. Essa compensação é avaliada diante comparações entre o que recebe outras pessoas cuja função é a mesma. Deste modo, se outra pessoa recebe a mais tendo a mesma função delimitada, o individuo tende a reduzir a sua contribuição, porém quando a compensação é justa, a contribuição do individuo continua idêntica, e quando a compensação se torna maior do que a das outras pessoas, as contribuições geram maiores esforços.
    Segundo a Teoria do Reforço de Burrhus Frederic Skinner, o comportamento que é recompensado tende a se repetir, o comportamento que é punido tende a ser eliminado. O colaborador quando é reconhecido e recompensado seu desempenho se torna maior. Quando é punido suas atividade tendem a ser reprimir. Algumas empresas usa essa teoria muito bem, dando ao colaborador a recompesa e o reconhecimento merecido, dessa forma o colaborador se entrega a sua função pensando em obter mais recompesa, ajudando assim a produtividade da organização que esta inserido.

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  9. Na teoria Psicologia humanística de Abraham Maslow, a teoria das necessidades humanas, é formada uma hierarquia, uma pirâmide onde são organizadas de baixo para cima, as principais necessidades para determinados individuo, essas são, as, mas urgentes do que as de cima, elas vão perdendo a força por se própria. Na teoria de Frederick Herzberg, são considerados dois fatores principais, o fator Higiênico que é relacionado ao funcionário, como é visto diante da organização, com ajustes de funcionários, o ambiente, condições físicas, salários, benefícios, politica exigida pela empresa, clima entre líder e funcionários, O fator motivacional envolve sentimentos de auto realização a emoção dos empregados, desenvolvimento, crescimento, ser e hábil e responsável, ter reconhecimento profissional por meio de tarefas e atividades que lhe são oferecidas. Na teoria da Equidade o indivíduo está motivado a fazer parte do desempenho da empresa, tudo aquilo que lhe é oferecido como às funções, as tarefas determinadas o funcionário dando um bom desempenho ele é automaticamente motivado a receber promoções, elogios, remuneração, salários e todas as outras compensações, essa teoria mostra que as pessoas podem ser motivadas através de recompensas, através do comportamento que teve e não com punições.

    Débora Araújo.

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  10. Conforme estudado na ultima aula, existem quatro Teorias da Motivação Humana, são elas:
    Teoria da Necessidade por Abrahan H. Maslow - a teoria da necessidade baseia-se de que cada ser humano esforça-se para satisfazer necessidades escaladas dos níveis inferiores aos superiores. E também conhecida como pirâmides de Maslow, e tem seus níveis apresentados da seguinte maneira: 1 Necessidade fisiológica (respiração, comida, água, sexo, sono, homeostase, excreção) 2 necessidade de segurança (do corpo, do emprego, da família) 3 Amor/relacionamento ( Amizade, família, intimidade sexual) 4 Estima ( auto-estima, confiança, conquista, respeito aos outros) e por ultimo a realização pessoal (Moralidade, criatividade, espontaneidade, solução de problemas, aceitação dos fatos). Para Maslow cada necessidade deve ser satisfeita antes de passar para outro nível superior. Concordo em partes com a teoria da necessidade já que acredito que há indivíduos que chegam a auto-realização sem precisar passar por todas as etapas inferiores, como por exemplo, a de segurança.
    Teoria dos Dois Fatores - Para Herzberg motivação no trabalho depende de dois fatores: as MOTIVACIONAIS, que está relacionada ao trabalho em si, realização, reconhecimento, progresso e responsabilidade; e aos HIGIENICOS que são: as condições de trabalho, administração da empresa, salário, relações com o supervisor, benefícios e incentivos sociais. As motivacionais estão ligadas aos aspectos psicológicos de reconhecimento, auto-estima, auto-realização entre outros. Os higiênicos com as necessidades básicas do indivíduo no ambiente de trabalho. Concordo com a teoria dos dois fatores já que é essencial a satisfação no ambiente de trabalho. Quando somos reconhecidos e temos o ambiente de trabalho adequado para desenvolver nossas atividades, a satisfação pessoal e da empresa é maior.
    Teoria da Equidade por J. Stacey Adams- também conhecida como teoria do equilíbrio, a teoria prega igualdade no fornecimento de recompensa para o mesmo tipo de esforço desenvolvido. Bem, concordo com a teoria da equidade. Uma pessoa que possui o mesmo cargo hierárquico, e cumprem as atividades determinadas por uma empresa tem o mesmo direito de receber a mesma recompensa/salário que o seu igual.
    Teoria do Reforço- Para Skineer em sua teoria, o comportamento das pessoas podem ser influenciado e controlado através de recompensa dos comportamentos desejados, e ignorando os indesejados. A motivação externa nessa teoria é maior que a interna que já parte de recompensas oferecidas pelas organizações. Acredito muito nessa teoria. Quando existe um reforço, uma recompensa para o colaborador, a probabilidade de o colaborador permanecer cumprindo o que é desejado pela empresa é maior. Não é por acaso que tantas empresas estão pondo em pratica a teoria de Skineer.

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  11. De acordo com exposto na aula sobre Teorias Motivacionais concordo com a teoria de Frederick Herzberg, a teoria dos dois fatores. Segundo essa teoria para trabalhar o individuo depende de dois fatores que são motivacionais que é o sentimento em relação ao seu cargo e higiênicos que é o sentimento em relação a sua empresa.
    Talvez essa teoria seja a que mais se aproxima do nosso ambiente de trabalho hoje em dia, pois para que um funcionário sinta-se satisfeito em seu ambiente de trabalho é necessário que se leve em conta realmente os dois fatores: o conteúdo do cargo que é a satisfação em relação a reconhecimento do ele desempenha, elevação de cargo conforme seu desempenho é o sentimento de realização conquistado pelo trabalho, já o segundo fator é o contexto que ele esta inserido, é a relação com seus supervisores a recompensa salarial que recebe, condições de trabalho que lhe é ofertado.
    Conforme meu entendimento não concordo com a teoria da equidade de J. Stacey Adams, para ele o individuo só está satisfeito com suas recompensas se a recompensa dele estiver equiparada aos dos outros assim ele estaria motivado o suficiente para produzir mais e melhor. Não acho a tese dessa teoria adequada a ser aplicada nas organizações, pois se as recompensas fossem iguais para todo funcionário independente de cargo e responsabilidade, ninguém iria se sentir motivado para conquistar cargos mais altos já que não teria nenhum motivo recompensador para tal.

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  12. Teoria das necessidades, MASLOW
    Vimos na teoria das necessidades de Maslow, que o resultado dos estímulos eleva os indivíduos a agir buscando seus interesses, com uma hierarquia de importância, a começar pelas necessidades fisiológicas até chegar as necessidades de auto realização, essa teoria é bastante conhecida, pois é importante sobre o comportamento humano, pois o homem está sempre a procura de alcançar suas necessidades, quando as completa, vai em busca de outras,passando assim pela escala da pirâmide;FISIOLÓGICAS( comida,água,abrigo,sono,etc.); SEGURANÇA(do corpo,da saúde,da família,da moralidade,etc.); RELACIONAMENTO (amizade,família,intimidade sexual,etc.); ESTIMA(confiança ,conquista, respeito dos outros ,etc.); REALIZAÇÃO PESSOAL (solução de problemas,criatividade,etc.).É importante frisar ,que se o individuo ,não obtém esse ciclo da pirâmide, ele poderá assumir várias atitudes negativas, como ficar agressivo ,nervoso, pessimista, inseguro, desinteressado e etc.
    Teoria dos dois fatores, HERZBERG
    Essa teoria ela é bastante parecida com a de Maslow, só ao invés de hierarquizar em vários níveis, Herzberg fez um resumo, focando as necessidades do individuo apenas em dois fatores, motivacional, onde ele foca o sentimento em relação ao seu cargo, e o higiênico, onde busca o sentimento em relação a sua empresa.
    Teoria da equidade, ADAMS
    A teoria da equidade desenvolvida por Adams, procura estabelecer uma relação entre o que se dá, e o que se recebe.O ser humano necessita ser tratado de forma justa sem desigualdade, pois para o individuo manter uma boa relação entre ele e a organização, é preciso ter equidade, pois não havendo essa equidade, o individuo vai ser afetado, e não produzirá para a organização.
    Teoria do reforço, SKINEER
    Uma teoria que pode ser lembrada pela caixa de estímulos,ou caixa de Skineer,onde os ratos eram colocados em uma caixa,e submetidos a teste, onde para cada comportamento positivo ganhava comida, e para cada comportamento negativo ganhava choque.Tal teoria explica comportamentos como previsões positivas e negativas, de acordo com Skineer, o comportamento que é recompensado positivamente, ele tende a ser repetido, já o que é punido tende a ser extinto.Skineer também pregava que as pessoas podem ser controladas ao longo do tempo, sem que às percebam,sentindo-se livres.

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  13. 1- A HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW:
    Uma teoria que prioriza e classifica as necessidades básicas humanas de forma hierárquica e conveniente. De acordo com Maslow as necessidades são classificadas em básicas e mais elevadas de auto-realização dividindo-se em Fisiológicas (respiração, comida, sono...), Segurança (da saúde, da família,...), Amor/relacionamento (família, intimidade...), Estima (auto-estima, confiança,...) e Realização Pessoal (moralidade, criatividade,...). Para ele uma pessoa só será auto-realizada se atingir a satisfação em todas outras anteriores. Concordo em partes, porém há satisfações temporárias que não necessariamente demande atenção do conjunto.

    2 - TEORIA DOS DOIS FATORES DE FREDERICK HERZBERG
    Diferentemente de Maslow, Herzberg afirma que a motivação do indivíduo depende de dois fatores. Sendo a Insatisfação (fatores Higiênicos), relacionados ao salário, política da empresa e condições de trabalho e Motivacionais ligados ao reconhecimento e crescimento profissional, etc. Enquanto crítica, para mim essa teoria ela permite maior desenvolvimento e ao mesmo tempo rendimento para a organização, pois visa harmonizar o ambiente de trabalho com as condições do indivíduo, e assim a realização se completa pelo prazer e pertencimento dentro do ambiente.

    3 - TEORIA DA EQUIDADE DE J. STACEY ADAMS
    É a percepção pessoal do indivíduo ou justiça relativa à sua contribuição dentro da organização. Essa teoria parte do princípio que a motivação é um fator de equilíbrio entre o desempenho oferecido pela pessoa e a retribuição que lhe que é feita pela organização, ou seja, sentem-se motivadas seja pela forma monetária, reconhecimento público, promoção, ou outra. Minha opinião a essa teoria é que a mesma oferece condições e políticas de promoção, observando a capacidade individual de cada colaborador, talvez a mais importante.

    4 - TEORIA DO REFORÇO DE BURRHUS F. SKINNER
    Nessa teoria o comportamento das pessoas pode ser influenciado e controlado através das ações com consequências positivas ou negativas sobre um indivíduo, a partir de motivações externas fazem com que as práticas sejam repetitivas, enquanto o comportamento que é punido tende a ser eliminado. Ou seja, ao contribuir de forma desejada para a organização o mesmo é recompensado, ao contrário sofre exposições negativas, humilhações, castigo, levando ao mesmo a ter comportamentos não motivados e ao constrangimento pessoal. Infelizmente é uma prática comum nas organizações e tende a contribuir negativamente na formação profissional ou mesmo pessoal das pessoas.
    Lindomar Almeida

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  14. A teoria das necessidades segundo Abraham Maslow, tendo como hierarquia uma pirâmide, onde será a base para a satisfação das necessidades dos envolvidos respeitando sempre os níveis de poder dentro de uma empresa.
    Fazer todas as necessidades dos funcionários, dificilmente isso será possível, pois, a adversidade é tanta que não teremos como fazer com que todos gostem das mesmas coisas, entretanto, se for feito um estudo juntamente com o RH para descobrir as potencialidades de cada indivíduo, separando-as de acordo com suas desenvolturas dentro da empresa, pelo nível de produção e satisfação.
    Olhando por esse ângulo, em que as pessoas são destinadas a determinado setor após uma seleção, sou de acordo com essa teoria, no entanto, caso seja analisado no todo sem critérios adequados sou contra. Pois, acredito que a motivação esta ligado a custo/benefício, não adianta ter um carro zero km para o colaborador que mais se destacar (bater metas) se ele, para isso, tenha que deixar sua família, amigos, sua qualidade de vida em terceiro plano, naturalmente ele vai mais cedo ou mais tarde perder o próprio estímulo, ou seja, esse estímulo não é auto-sustentável, se esse indivíduo vier a ganhar esse carro, certamente ele vai vender o mesmo para custear o divorcio, as despesas com saúde. No final das contas não valerá nada, infelizmente o sistema é capitalista e cruel.
    Agora, o colaborador tem uma meta a bater e se bater terá um carro como prêmio, mas, serão analisados outros critérios além dos números (quantitativo), como por exemplo: quem conseguiu a fidelidade dos clientes, quem conseguiu vender além dos produtos, vendendo nosso projeto (mostrando que a cada produto adquirido pelo cliente ele estará contribuindo para a qualidade de vida de todo o planeta, pois a nossa empresa destina X% para o reflorestamento), quem conseguiu além de produzir mais no mesmo tempo e ainda conseguiu reduzir os custos, economizando matéria prima sem perder a qualidade e etc. A motivação precisa esta sistematizada, precisa que os chefes/lideres estejam motivados para poder de certa forma influenciar os colaboradores.
    Cheguei a ficar confuso após ler a teoria de Frederick Herzberg, onde diz: “não basta apenas que os fatores de satisfação estejam sendo executados, más que os de insatisfação não existam”. É trabalhar todas as probabilidade de insatisfação e ter visão de futuro, agir antes que aconteça, estando ligado ás mudanças. As duas funções que são enfatizados, Motivacional – tudo em relação a seu cargo e a Higiênico – ligado ao sentimento em relação a sua empresa.
    Teoria da equidade de J. Stacey Adams, fala que para motivar o colaborador deve receber pela empresa a recompensa que é de direito, observamos que essa obrigação não é apenas da empresa, o funcionário tem sua parcela.
    A teoria do reforço segundo Skineer, aqui fica claro a importância das empresas oferecerem algo em troca para os colaboradores, ao invés de puni-los aqueles que não alcançaram suas metas, incentivando aqueles que conseguiram e dando-lhes a oportunidade de “crescer” dentro da própria empresa além de premia-lo.
    De nada adiantará as motivações externas se o indivíduo não quiser, se ele não se permitir, caso não comprar a idéia, o projeto, na minha concepção, a motivação interna tem uma importância diria, maior que a externa.

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  15. pró. Carol fiz meu texto com base no que foi solicitado em sala de aula e conforme estava no slide utilizado, gostaria se possivel que no criterio de coerencia com o que foi pedido fosse levado em consideração isso,pois em sala de aula esta se pedindo algo e quando vou postar meu texto no blog esta se pedindo outra. desde ja agradeço a atenção.

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    1. Viviane, eu transcrevi o que estava no slide para essa postagem. O que tem de diferente?

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  16. Perante a explicação na ultima aula que foi abordado sobre as teorias e motivação humana.

    Teoria das necessidades, por Abraham Maslow, uma proposta como pirâmide hierárquica, com níveis baixos e níveis altos, ele coloca que as necessidades de nível baixo deve ser concluída primeiro, e a motivação é um fator muito importante na organização, posição de comando, saber avaliar pessoas, saber cobrar na hora certa, impor normas quando necessário, a liderança consistem de varias formas, tem pessoas que já nascem com o extinto de líder e outros aprendem a ser líder a partir dos conhecimentos que lhe é adquirido.
    A teoria de satisfação é uma teoria muito boa porque ela motiva os funcionários a desempenhar o bom trabalho dentro da organização.
    Teoria da equidade são normas implantada e estabelecida dentro da organização e o operário da empresa sempre recebe da empresa uma bonificação.
    Teoria de reforço mostra que as pessoas as pessoas pode ser motivadas de recompensas e que eles tem que repetir o seu comportamento quando são gratificados ao invés de punidos pela suas organizações.
    Jackson da Cunha Carneiro

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  17. Estou percebendo que boa parte dos alunos estão falando sobre as teorias mas estão esquecendo de responder a 2ª parte da questão : qual delas você mais concorda e por quê? Você discorda de alguma? Por quê?

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