quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Pensando no BEHAVIORISMO : Estudo de Caso

                                                 




O discurso motivacional é utilizado por  algumas empresas para disciplinar os  empregados que não alcançam as “metas” por elas estabelecidas. A partir do poder há a imposição do REFORÇO NEGATIVO no meio ambiente de trabalho. Há argumentos jurídicos  que possibilitam questionar PRÁTICAS BEHAVIORISTAS (comportamentais), ditas  motivacionais, à luz da dignidade do empregado.  E você, o que pensa a esse respeito? Analise o caso abaixo onde a TEORIA BEHAVIORISTA estudada hoje em sala de aula foi aplicada, falando  sobre os  limites legais e morais que os gestores de pessoas devem atentar  quando escolherem práticas motivacionais conflitantes com a dignidade do empregado afim de tentar moldar o comportamento dos colaboradores. Fale também quais outros estímulos poderiam ser utilizados para alcançar o desempenho esperado .

DESCRIÇÃO DO CASO
O recurso de revista foi julgado pela terceira turma do Tribunal Superior do Trabalho,  em 2009. O reclamante (empregado) alega ter sofrido assédio moral quando exercia o  cargo de vendedor na Companhia de Bebidas das Américas (AMBEV).   
Consta que os vendedores eram obrigados a ser fantasiar no meio ambiente de trabalho  quando a meta de vendas não era alcançada. Ainda, consta do julgado, que a conduta  atendia a suposto método motivacional promovido pela gerência de vendas.
Assim, o reclamante teria sido obrigado a vestir "saia [vestimenta do gênero feminino], [a usar] capacete com chifres, perucas coloridas, batom e a desfilar nas dependências da  empresa, além de ser alvo de xingamentos advindos dos superiores e gerentes", por mais  de três vezes (BRASIL, 2009).
O referido tribunal manteve a condenação da empresa, ao pagamento do valor arbitrado  pelo juízo de primeiro grau, em R$ 60.000,00 (sessenta mil reais), em decorrência do  assédio moral causado ao empregado e  do fim pedagógico a que se destina a  indenização por danos morais, ou seja, que a punição elimine a conduta ofensiva.
 

20 comentários:

  1. O texto nos mostra uma triste realidade no mundo corporativista, onde as empresas, visando unicamente o lucro e muitas das vezes colocam os colaboradores e clientes em segundo plano .
    Fiz uma viagem no mundo imaginário, e parei exatamente no lugar desse empregado da AMBEV que levou o caso para onde deveria ter levado. Cheguei a ficar frustrado, deu uma sensação horrível, de impotência, e vontade de fazer o que a maioria faz quando leva uma chamada a atenção no meio dos outros colaboradores, fica menos produtivo por um determinado tempo.
    Sou favorável em parte dessa teoria do Behaviorismo (comportamento), pois, antes de ser aplicada em determinada área, deve ser bem analisada, principalmente se as punições forem mexer com os valores pessoais de cada colaborador, tudo tem limite, e, quando se fala da dignidade do cidadão, tem que redobrar as atenções para que a intenção de ser motivação não seja o inverso.
    Após estudar esse tema, comecei a fazer alguns questionamentos: a empresa que trabalho tem utilizado quais estímulos para com os colaboradores? Hierarquicamente falando, Claudinê como gerente, tem utilizado essa teoria do Behaviorismo com seus subordinados? Tem dado feedback?
    Acredito que a empresa que trabalho utilize bastante essa teoria, já utilizou mais, ultimamente tem dado incentivos financeiros o chamado de renda variável, bateu determinada meta, x por cento entra em seu contracheque, final de ano, gratificam com valores (em espécie) para o primeiro e segundo colocado. Vale ressaltar que, nunca tiveram atitudes que deixasse qualquer colaborador humilhado.
    Confesso que tive algumas situações em que não tive o equilíbrio que deveria, acabei deixando as pessoas perceberem minha angústia, mas nada que o tempo não resolvesse, sou um colaborador que venho acrescentar junto a equipe e eles tem essa visão, quando tem trabalho pesado para fazer, sou um dos primeiros que arregaça as mangas e inicia as atividades.
    Utilizo estímulos do tipo: agradecer pelo empenho, reconhecer sua dedicação, a importância que cada um tem e gosto de dar feedback como também de receber. Procuramos encontrar as melhores soluções dos problemas, sempre converso com eles antes de tomar qualquer decisão, isso tem dado certo.

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    1. Muito boa a sua colaboração, Claudinê. Parabéns pela reflexão feita! Eu tenho uma pergunta pra fazer: Você disse que percebe que os princípios da teoria são utilizados na empresa que você trabalha, mas me diga, você acha que os resultados são positivos? A empresa alcança seus objetivos ao gratificar os colaboradores, por exemplo?

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  3. Os resultados tem sido positivos, vamos comemorar 20 anos de existência dia 03.03.2013. Estamos crescendo a cada ano, os resultados tem melhorado desde a implantação de novas técnicas e uma delas é valorizar mais os colaboradores, dando mais apoio e incentivos para o colaborador alcançar as metas e quando alcançar possa ganhar premiações, reconhecimento e grana. É um incentivo importante, pois, temos a possibilidade de fazer carreira dentro da empresa e sou um exemplo disso, comecei como caixa, tesoureiro e hoje estou na gerência, pretendo continuar fazendo o melhor para um dia ser um dos Diretores desta Instituição.
    Quando começou a oferecer as premiações após o fechamento do ano e as entregas dos prêmios como é feita em uma assembléia com a presença dos sócios e autoridades de toda a região onde temos agência e até o presidente do Bancoob já veio de Brasília para prestigiar, o Presidente da Central que fica em Salvador, o Presidente de nossa cooperativa e seus Diretores, Prefeitos, presidentes de associações, empresários, esse evento acaba tornando uma oportunidade impar para você “vender” sua imagem da melhor forma possível e ainda ganhando grana, cada um colaborador, começou a se esforçar mais e mais, foi o meu caso, abracei com "unhas e dentes" e tenho certeza, esses eventos e incentivos que a empresa que trabalho me proporcionou, foram de suma importância para chegar onde estou.
    Se hoje tivesse uma empresa, faria a mesma coisa, daria incentivos aos funcionários desde que eles produzam.

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  4. A colocação nos revela situações indesejáveis no ambiente de trabalho. Conforme meu conhecimento simplificaria esta realidade como uma ação antiética, desenvolvida fora dos conceitos básicos de respeito ao ser humano.
    Sempre acreditei que a maneira correta a ser usada como motivação profissional, foi a que compreendi melhor na última aula, colocada como Reforço Positivo, com o intuito de incentivar a constante busca para alcançar as metas e se auto realizar. Vejo esse método motivacional utilizado pela gerência de vendas da AMBEV, ultrapassado, onde estar muito mais além do reforço negativo; deixa o colaborar desmotivado, se sentindo inferior, com medo de tentar, sem auto estima e controle emocional; além de estar exposto ao ridículo.
    Colocaria uma opinião refletiva quanto a postura que vemos; se por algum momento os responsáveis pela decisão dessa postura, passassem pela mesma situação, será que eles não mudariam de opinião e buscariam uma nova conduta? Muitas das vezes o que falta em uma organização é o “se colocar no lugar do outro” e compreender que nem sempre conseguimos chegar aos nossos objetivos, e que o erro pode estar nas decisões da empresa do que no desenvolvimento de seu colaborador.
    Motivar um colaborar ou uma equipe é buscar a cada dia ao longo do desenvolvimento dos mesmos, reconhecer suas superações e estar disposto a incentivar o que não conseguiram superar. Em muitas das vezes, as pessoas não conseguem se desenvolver por problemas pessoais, de saúde e financeiros, os que levam a trabalhar por obrigação e não conseguem avançar.
    Já vivenciei situações desmotivadoras e conseguir superá-las com o apoio do meu superior, que sempre me apresentavam palestras motivacionais do SEBRAE; alternativas variadas de como conduzir meu trabalho; confiou e abriu portas, onde pude com liberdade expor o porquê não conseguia atingir minhas metas e colocar opiniões que pudessem ajudar ambas as partes, e posso confessar que, a empresa que ouve seu colaborador se desenvolve de uma forma significativa.
    Voltando ao texto, gostaria de frisar que a postura do reclamante, talvez seria a mesma utilizada por mim, no entanto, percebo que houve erros de ambas partes, da empresa por não ter tido uma conduta profissional e respeitosa e pelo colaborar por não ter sido ousado e exposto suas opiniões.
    Finalizo minha reflexão com a seguinte colocação de Zig Ziglar, que me faz ter uma constante motivação, “As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente.” Nós somos os responsáveis por tudo que alcançamos. Os nossos objetivos precisam primeiramente dos nossos esforços para se tornarem realizade.

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  5. O Behaviorismo é uma prática usada em muitas empresas, ela é designada de comportamento das pessoas, e por ela analisa-se o que precisa um funcionário para colaborar da melhor maneira dentro da organização, a partir dele ocorre as punições e recompensas que deve ser dosadas pois, há um risco grande de expor o trabalhador ao ridículo, como no caso citado da AMBEV.
    A empresa usou como punição para os colaboradores que não atingisse a meta uma forma que chamaria de cruel e ridícula, pois expor um funcionário dessa maneira nos faz parar e analisar: que tipo de gestor é esse? Com certeza ele está longe de ser um líder. Acredito que fazer o oposto a essa punição além de incentivar iria estimular a todos a darem os seu melhor e se livrariam de processo na justiça.
    Outro ponto importante e citado no Behaviorismo é o reconhecimento, ou seja, os elogios e recompensas recebidos pelos funcionários que fizeram seu trabalho da maneira que lhe foi exigido e que tenha colaborado com o crescimento da empresa. Porém há perigo também nos elogios, vimos que ele tem que ser na dosagem certa, pois pode perfeitamente transformar um bom profissional em um ser acomodado, acreditando já ter feito tudo o que era preciso em toda a sua vida.
    Por isso segundo esses princípios, devemos nos atentar, um bom gestor deve saber a hora de punir assim como recompensar. Seria uma medida interessante para a AMBEV , que após a crítica pelo mau desempenho dos funcionários buscasse as qualidades e reconhecesse o que ele já tenha feito pela organização em que colabora.

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  6. Vimos que na empresa AMBEV se utiliza a imposição do reforço negativo uma das práticas behavioristas, para que seus funcionários atinjam suas metas e uma vez que esse funcionário não atinja essa meta ele é submetido a uma situação constrangedora e humilhante à frente de seus superiores. Conforme relato a AMBEV faz uso erroneamente dessa prática, pois esse não é o incentivo adequado para se impor aos funcionários uma vez que os limites legais e morais estão sendo ultrapassados e em consequência esse funcionário irá se sentir desmotivado à desenvolver sua função com êxito. Para a Companhia de Bebidas das Américas esse era o método motivacional que iria alavancar suas vendas, porem ela não levou em conta que no capital humano de uma empresa deve - se priorizar ações que elevem o bem estar das pessoas afins de que as mesmas não sofram alterações em seu lado emocional acarretando assim resultados negativos em seus negócios.
    A empresa poderia sim continuar se utilizando de práticas behavioristas (comportamentais), mas revendo a forma como ela estava sendo aplicada na empresa por que para o behaviorismo existem dois tipos de reforço, o negativo e o positivo, aonde o negativo iria se impor “castigos” aos funcionários, porem nada que afete a moral dos colaboradores com por exemplo: se um determinado funcionário não atingisse a meta ele não iria sofrer fisicamente ou moralmente, porem ele deixaria de ganhar um prêmio ofertado a quem batesse a meta, já no reforço positivo o funcionário é incentivado a atingir sua meta e como recompensa ele ganhará algo como: destaque no mural da empresa, brindes e recompensas que deixariam o funcionário com a moral elevada e realmente motivado a correr atrás.
    Uma empresa não precisa ter atitudes “terroristas” para que seus funcionários cumpram com suas metas e regras, ela não precisa abalar negativamente o psicológico dos funcionários para conquistar seus objetivos, precisa somente esclarecer seus objetivos e capacitar seus colaboradores e assim conquistar o sucesso

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  7. Como já foi visto anteriormente, as organizações estão se transformando ao longo do tempo, de modo a acompanhar as mudanças e exigências do mercado. Esse processo de mudança, é caracterizado pela quebra de paradigmas na forma de gerir pessoas nas organizações. A produção, a estrutura e as técnicas deixam de ser a principal atenção, dando lugar as pessoas, seus interesses e suas relações, principal objeto de estudo do Behaviorismo, que visa através do estudo da Psicologia, compreender e explicar o comportamento das pessoas dentro da organização.
    Hoje, embora questione-se o modelo de gestão utilizado no passado, ainda existem empresas que defendem a hierarquia centralizada e aplicação de medidas reguladoras contra seus colaboradores.
    Tais aspectos podem ser evidenciados do no estudo da empresa AMBEV, ao retratar a realidade de muitas empresas cujo foco ainda é o acúmulo de capital. Nota-se que a empresa em questão, adota uma estrutura rígida, apresentando uma visão capitalista e limitada no que diz respeito a relação empresa/trabalhador, vendo as pessoas como ferramentas a serem manipuladas e controladas de acordo com os ideais defendidos pela organização, objetivando apenas o lucro.
    Alegando a utilização de técnicas motivacionais, nota-se que o funcionário foi submetido a um condicionamento operante, em consequência do mesmo não ter alcançado as metas pré-estabelecidas. Ao agir dessa forma, a empresa está restringindo e comprometendo o desempenho do trabalhador, causando assim um constrangimento desnecessário e consequentemente uma alteração negativa em seu comportamento.
    Isso reflete diretamente na organização, afetando o comportamento dos demais colaboradores, e com isso a obtenção de um feedback indesejado, ao mesmo tempo que esses efeitos são transmitidos externamente, passando ao público uma imagem negativa.
    Contudo, a empresa poderia ter aplicado um reforço negativo ao ato e não a funcionário, enfatizando a importância do cumprimento da meta para o alcance dos objetivos, mas ao mesmo tempo reconhecer as capacidades do colaborador para que ele possa atingir as metas futuras. Isso poderia ser feito a partir da criação de programas que visassem motivar o trabalhador por meio da obtenção de recompensas, brindes, participação no lucro, redução da jornada diária de trabalho, e dessa forma, garantir a participação e colaboração de todos para alcançar um resultado satisfatório.

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  8. Sou adepta a Teoria Behaviorista, desde que essa seja colocada em prática com princípios básicos de respeito ao ser humano.
    Acredito que a motivação para um colaborador a atingir suas metas, não seja preciso a degradação de sua imagem, como foi feita pela empresa AMBEV. O medo de não atingi-las será tão grande que haverá um bloqueio emocional no funcionário, que acabará por prejudicar o desempenho de suas atividades. Neste caso o reforço negativo não trará bons resultados, nem para a empresa tão pouco para o funcionário, que foi humilhado. A Teoria Behaviorista abrange outras formas de estimular os colaboradores a atingir suas metas. Usando o mesmo Reforço Negativo, é claro, que de forma diferente, como por exemplo, a retirada de um benefício que o colaborado possuísse, ou a simples advertência. Mas há também o reforço positivo, que em sua maioria é sempre bem vindo. Aumento salarial, dias de folga ou um pequeno elogio, por exemplo, faz com que o colaborador se sinta importante dentro da empresa e busque ainda mais melhorias para que a sensação de dever cumprido permaneça.

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  9. A técnica do Behaviorismo estuda o comportamento humano sobre seus hábitos, e condicionamento dentro das organizações, com o propósito de melhora a qualidade dos seus liderados. O caso que aconteceu na (AMBEV) foi um caso de estrema falta de ética e intelecto de seus administradores, onde os mesmos não conseguiram perceber que levando seus funcionários ao ridículo, e a maneira de tratamento com os quais, além de deixarem os mesmos constrangidos eles irão ficar desconfiados no ambiente de trabalho, com isso prejudicará o seu desenvolvimento de trabalho podendo chegar, até na sua vida familiar, e em alguns casos o levar a uma depressão por conta das humilhações e a falta de bom censo de seus lideres.
    As empresas nos dias atuais estão se atentando quanto a esse tipo de comportamento, pois sua principal arma de sucesso é o seu liderado pelo o qual irá ter um bom atendimento, um sorriso estampado e o gosto em atender os clientes, isso é na verdade vestir a camisa da empresa, e sucessivamente ser recompensado com esse esforço. Exemplo: vendedor do mês ou da semana a depender da cultura que a organização é inserida. Na minha visão como futuro administrador, vejo que a melhor maneira de recompensar um funcionário, é com estímulos de reconhecimentos de deveres cumpridos, dando-lhe todos os direitos administrativos e sociais, e o recompensando financeiramente.

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    1. Jamisson e demais alunos, o BEHAVIORISMO não é uma técnica, mas sim uma teoria psicológica utilizada para condicionar os comportamentos das pessoas.

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  10. Behaviorismo.
    Diante desse fato , o empregado foi ridicularizado e humilhado como punição, diante de uma situação que podia ter sido evitada, como não cumpriu a meta perdeu uma promoção ou algo tipo, uma bonificação, e não expor ao ridículo diante dos colegas de trabalho. Não vejo isso como incentivo diante desse fato. O empregado jamais vai fazer um bom trabalho em um ambiente que a punição é a humilhação. Pessoas desenvolvem melhorias diante de recompensas e não o contrário.O comportamento humano responde diante de punições e recompensas, se a empresa punisse de uma maneira diferente com certeza não pagaria uma indenização muito maior do que a meta que não foi alcançada.
    Uma empresa antes de mais nada deve ter como prioridade o capital humano tanto nos empregados quanto aos clientes, e antes de tudo cada um tem seus princípios crenças e valores e diante disso vejo essa atitude como humilhante.

    Fernanda Peixoto.

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  11. Correlacionando o caso da AMBEV com o Behaviorismo, percebemos que certos métodos dessa Teoria deixam de lado alguns valores morais e foge com o respeito à conduta profissional em meio às organizações.
    Como citado o exemplo da AMBEV, é notável essa triste realidade principalmente em grandes companhias e grupos de empresariais no Brasil e no mundo, utilizando de reforços negativos como forma de motivação ao alcance de metas, através de intimidação e exposições vexatórias diante de colegas e até mesma a sociedade.
    A motivação na prática se dar a partir da capacidade do Líder em influenciar o comportamento do colaborador a sentir se parte da organização e atingir metas comuns. Para tanto devem ser utilizados mecanismos de promoção, bonificação e gratificação como estímulos ao empenho empregado no desenvolvimento das funções, ou mesmo de correção como forma de orientar e melhorar a realização das atividades. Desde que os mesmo não afetem negativamente o psicológico, físico ou integridade moral do Ser.

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  12. Behaviorismo o Controle Comportamental nas Organizações

    A Escola Behaviorista é uma escola norte americano, cujo seu nome tem o principal significado o comportamento, com a leitura em sala de aula, pôde observar que Behaviorismo, tem como importância o comportamento de hábitos, de conceitos da escola, comportamento de membros envolvidos que trabalha com clareza. O comportamento é considerado um dos principais dever de uma pessoa, que declara hábitos e rotinas diárias como ex: Higiene bucal, tomar banho, se alimentar e etc. Todos esses itens estão ligados a um comportamento e a uma organização de uma pessoa. Entretanto observamos que a disciplina Psicologia Organizacional está cada vez, mas ao nosso redor, Associando a rotina e idéias que usamos ao decorrer do dia a dia, como no trabalho, na vida pessoal, e profissional, isso torna uma rotina de comportamento humano com fundamental importância.

    Débora Araújo.

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  13. Mediante ao meu entendimento, o Behaviorismo veio para sobrepor o pensamento psicológico, onde observa o homem com comportamentos derivados do meio, essa observação é minuciosa e cautelosa, pois para o desenvolvimento da teoria observaram durante um período a variação de um ser sobre as formações externas e, em que elas influenciavam o comportamento do mesmo.
    Diante a atitude da AMBEV, podemos observar que o homem corresponde ao meio assim como diz a teoria do Behaviorismo, ao observarmos que a variação emocional do sujeito após ter se submetido à sujeição diante seus colegas afetou sua moral.
    Nos dias atuais infelizmente ainda temos que passar por esses constrangimentos, algumas organizações submete seus funcionários ao cômico achando que dessa maneira o desenvolvimento vem à tona, quando na verdade o desenvolvimento é adquirido através do reconhecimento, da cumplicidade, e principalmente do diálogo.

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  14. BEHAVIORISMO

    O behaviorismo estudo o comportamento dentro da psicologia, para o comportamento humano e os principais estudos sobre o conhecimento e a formação de hábitos, a formação de hábitos é uma aprendizagem, e pode se tornar um comportamento repetitivo e acaba criando hábitos, envolvendo rituais, exemplo de ritual é a semana santa, o natal, as festas juninas e entre outras, são datas comemorativas em que as pessoas tem o habito de ta sempre comemorando como uma data especial, esse habito vem de muitas décadas atrás.
    As principais características consistem na área de pesquisa dentro da psicologia e comportamento humano e não humano, o comportamento é considerado um dos principais dever de uma pessoa, com hábitos e rotinas diárias durante seu dia de trabalho que se torna repetitiva, ex: fazer a barba todos os dias, sempre com cabelos cortados, higiene bucal, tomar banho e entre outros, são itens que estão ligados ao comportamento e a uma organização.
    Jackson da Cunha Carneiro

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  15. BEHAVIORISMO,


    Behaviorismo vem da palavra BEHAVIOR, que, traduzida para o português, significa comportamento. Behaviorismo é uma escola conhecida como comportamental e visa á análise detalhada do comportamento, tendo como base a influencia de estímulos vindos do meio externo. No meio organizacional o behaviorismo, estuda o comportamento dos indivíduos ao praticar algum tipo de atividade voltada a administração, ou função referente ao que pratica dentro de uma entidade empresarial.
    Algumas definições referentes ao behaviorismo no trabalho, é; dar atenção ao cliente, tratar o seu publico alvo com respeito, olhar nos olhos do cliente e expor toda gentileza que o cliente necessita, perguntar sobre oque deseja obter, enfim, descrever comportamentos observáveis que mostram que ele está dando atenção ao cliente. O Estudo do comportamento que é esperado por seu patrão, é condiciona-lo o seu funcionário á lhe dá com o cliente, condicionar para que trate bem. Na organização o condicionamento é a repetição do comportamento, tornando um comportamento automático, para que isso se torne hábito, hábito de realizar tudo aquilo que lhe foi proposto de maneira que realize com frequência.

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  16. O termo behaviorismo vem do inglês behavior, comportamento. Em português, podemos dizer tanto behaviorismo como comportamentalismo, para o comportamento humano e os principais estudos sobre o conhecimento e a formação de hábitos, a formação de hábitos é uma aprendizagem, e pode se tornar um comportamento repetitivo e acaba criando hábitos, envolvendo rituais.
    As principais características consistem na área de pesquisa dentro da psicologia e comportamento humano e não humano, o comportamento é considerado um dos principais deveres de uma pessoa, com hábitos e rotinas diárias durante seu dia de trabalho que se torna repetitivo.

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  17. 3° AULA DE PSICOLOGIA- 21-02-2013
    Behaviorismo, o Controle Comportamental nas Organizações.

    Mais uma vez, uma aula interativa que teve a participação de todos, e que nos levou a novos conhecimentos. Tive a oportunidade de conhecer mais um pouco das organizações, e o que elas trazem em sua bagagem. Conheci a Escola Behaviorista, uma escola norte-americana e que o seu principal significado é o comportamento.
    Com o auxílio da leitura sobre o Behaviorismo, pude observar a importância do comportamento, os conceitos da escola, seus hábitos, o condicionamento clássico e operante, é uma escola que trabalha com clareza e muitos detalhes. O behaviorismo em todas as suas afirmações sobre o estudo, ela nos mostra com que situação eles levaram a conclusão e demonstrando as consequências.
    O comportamento é a sua principal atenção, pois, declara que os nossos deveres eles são considerados hábitos, como escovar os dentes, tomar banho, entre outros. Mais que me levou a conhecer que a repetição desses comportamentos ou de outros é o que cria nossos hábitos e que são de fundamental importância para a organização de uma pessoa.
    Então, chego à conclusão que os detalhes de nossos comportamentos é bastante importante para o nosso desenvolvimento na escola, no trabalho, nas nossas programações e principalmente no desempenho dentro de uma empresa.
    “esses foram os meus conhecimentos, espero que eu faça bom uso deles, e quero obter mais conhecimento”. Uelber Oliveira.

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