domingo, 17 de fevereiro de 2013

2ª ATIVIDADE - Pensando sobre Estrutura e Cultura Organizacional...





VOCÊS DEVERÃO ESCREVER UM TEXTO DIZENDO:
que aprendi na aula de hoje?
Como eu posso definir, com minhas palavras, estrutura e cultura organizacional?
De que forma a estrutura  e a cultura organizacional afetam  o comportamento das pessoas em uma organização?

26 comentários:

  1. Qual a importância da Psicologia nas organizações e em que ela pode auxiliar o desenvolvimento das mesmas? e qual é a sua expectativa em relação a disciplina, o que pretende aprender e discutir?

    O que estamos vendo nas empresas: falta de organização, funcionários sem treinamento algum para lidar com os clientes e muito menos com problemas rotineiros, cada dia mais as pessoas estão se preocupando com o salário e menos com as responsabilidades.
    A Psicologia tem um papel fundamental em todas as áreas, tanto no RH (recursos Humanos) como nas diretorias, nos tomadores de decisões.
    Ela pode auxiliar nas tomadas de decisões, como na formação de lideranças, nas emoções, visando ampliar as condições de desempenho de profissionais, promovendo mudanças significativas que venham trazer resultados positivos para ambos, (empregado/empregador).
    A Psicologia Organizacional vai ajudar a preparar o colaborador a lidar com os problemas, obtendo assim dados estratégicos e procedimentos de mudanças no ambiente de trabalho. Ele vai aprender a lidar com essa situação para poder resolver o problema e deixar o cliente e a empresa satisfeitos.
    A Psicologia deve estar envolvida em um processo de desenvolvimento contínuo, em projetos que envolvam início meio e fim, onde seja possível uma mensuração de resultados, além de um acompanhamento da gestão de conhecimento baseado em saber executar, as habilidades e atitudes dos envolvidos.
    A Psicologia esta voltada ao bem estar das pessoas, a produtividade e o desempenho no trabalho, por que se as pessoas não estão bem, seja com algum problema em casa, stress de trabalho, ou algo do gênero, não será produtivo para a empresa, pois as pessoas vão produzir menos, e o bem estar do funcionário é o principal ponto onde o Psicólogo deve trabalhar, para que o colaborador esteja bem sempre no ambiente de trabalho. Afinal, o que todos esperam é o resultado e para que esse resultado venha e seja positivo de fato, vamos precisar aprender e discutir as orientações conforme citada aqui.

    Claudinê S. Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Cultura Organizacional é na verdade hábitos estabelecidos através de normas já existentes dentro da empresa, ou seja, ela é o modo de ser, o jeito como uma organização funciona a sua personalidade e com esses princípios ela acaba moldando o comportamento dos funcionários em geral. Muitas seguem modelos que fizeram ou fazem sucesso desde sempre.
    Um grande exemplo que temos da Cultura Organizacional é o modelo japonês de administrar, ele sempre obteve resultados positivos levando sua forma de organizar com muita disciplina para as organizações de maiores sucesso no mundo. Temos aqui no Brasil grandes empresas que seguem a cultura e investem na formação de seus funcionários, conseguindo assim uma qualidade e rentabilidade bem maior.
    A cultura de uma Organização tem três funções básicas e necessárias: favorece a integração do grupo através de valores e crenças; serve como referência na adaptação e por fim ajuda muito a reduzir o nervosismo. Existem no Brasil dois tipos dessa estrutura, as organizações mecanicistas que são as mais tradicionais e rígidas e as organizações orgânicas que são as mais soltas, ou seja, são abertas e a comunicação é muito mais fácil entre todos os que fazem parte do grupo.
    A cultura nas Organizações se dá a partir de oito elementos, onde ela expressa o que pensa e assim rege a empresa. São eles os valores, crenças, ritos, rituais e cerimônias, estórias, tabus, heróis, normas e comunicação. Com eles a organização se mostra e mantém seus princípios, sempre do mesmo modelo, alguns já tentaram mudar o que já deu certo e hoje não dá mais, até por que a inovação é a palavra de ordem da Administração.

    ResponderExcluir
  3. Claudinê, o texto que vc postou aqui é referente ainda à atividade 01. Nesse tópico você deve postar referente a aula da semana passada sobre estrutura e clima organizacional.

    ResponderExcluir
  4. Estrutura e Cultura Organizacional
    Entendi que a Psicologia Organizacional atua e tem como papel fundamental dentro da organização, manter de forma harmônica e em sincronia o bom relacionamento humano e a melhor forma de realização das atividades.
    A Cultura Organizacional é a junção de costumes, hábitos, normas, crenças, e valores adotados por todos os membros de uma organização, já a Estrutura define princípios e atividades a ser desenvolvidos e o modo de realização de cada. São suportes necessários para uma boa atuação profissional e tem como foco a compreensão dos comportamentos, atitudes e forma de relacionamento dentro ou com a organização.
    No Brasil as organizações se dividem em duas formas de estruturas que são: MECANICISTAS X ORGÂNICAS, as quais respectivamente adotam gerenciamento tradicional e rígido com controle sobre tudo X contemporâneas e soltas com a colaboração de todos envolvidos.
    Existem três funções básicas que molda os comportamentos das pessoas em uma organização:

    1. Ao Favorecer a integração das pessoas a partir de valores, crenças, normas e regras;

    2. Ao Servir de referência para adaptação na solução de problemas.


    3. Ao Auxiliar na redução da ansiedade, como referencial e norte em situações de insegurança e admissão de novos funcionários.




    ResponderExcluir
  5. Na aula passada de psicologia organizacional entendi que temos o dever como Administradores compreender os fenômenos psicológicos e culturais em uma organização.
    Defino estrutura e cultura organizacional como um sistema de valores compartilhado pelos membros de uma organização de fora para dentro da empresa, em todos os setores, sendo assim se diferenciando das demais organizações, tentando compreender a cultura da empresa e aumentando a sobrevivência no mercado.
    O ambiente externo é de forte influência sobre a organização referente a crenças normas e regras. O ambiente pode ser dividido em três partes: ambiente global, ambiente operacional e ambiente interno. Estes fatores se forem bem trabalhados e desenvolvidos conduz a eficiência organizacional. Caso contrário, os mesmos fatores se não forem bem trabalhados podem “deteriorar” a empresa.
    A depender da forma de cultura e estrutura organizacional, caminhos são trilhados, as condutas são estabelecidas e o comportamento de cada individuo é moldado dentro da organização.

    ResponderExcluir
  6. Estrutura e cultura Organizacional

    Perante entendimento, defino Estrutura Organizacional tudo o que forma uma organização, desde seu espaço físico à sua formação humanística; podendo ser a maneira pela qual as atividades são desenvolvidas, a comunicação, divisão de tarefas, equipes e cargos, hierarquias e centralização de metas a serem atingidas.
    E dentro dessa estrutura surge uma ligação com a Cultura Organizacional, que defino como o jeito que a organização tem de ser e se desenvolver. São os comportamentos e valores éticos internos e externos; suas normas; sistemas; crenças; concepções e “regras” que devem ser seguidas por todos membros que compõe esta organização.
    A cultura da organização possui como objetivo, se tornar um referencial para cada indivíduo se adaptar e seguir, também, favorecer uma melhor integração dos grupos. Ela é composta por oito elementos, sendo eles: Valores; crenças; ritos, rituais e cerimônias; estórias e mitos; heróis; tabus; normas e comunicação. Eles são importantes para o conhecimento e entendimento, tanto dos veteranos e novatos colaboradores.
    Esta cultura expressa a forma como a organização funciona, e serve de base fundamental para os integrantes da mesma. Ela afeta a todos, diria que em alguns aspectos positivo e em outro negativamente; no entanto, como cada instituição necessita ter sua estrutura e sua cultura, as pessoas que irão fazer a composição do seu meio, precisa conhecer e agir perante esses conceitos, pois assim irá se desenvolver conforme a necessidade da empresa. O que trará crescimento a aprendizagem, independente do tempo em ela estiver como parte da empresa e servirá de base para as demais experiências.

    ResponderExcluir
  7. A importância da psicologia dentro das organizações

    A psicologia organizacional é um fator de fundamental importância nas empresas dos dias atuais, visando o ser humano como a principal matéria prima, sabendo-se que o êxito ou o fracasso de um produto esta vinculada a saúde da empresa.
    E o que seria essa saúde dentro da empresa?
    As empresas através da psicologia tentam entender e descobrir o que de melhor esse “ser” tende a dar dentro da empresa, buscando seu melhor rendimento e minimizando risco, afinal, a organização é um conjunto de estruturas e pessoas, pois tudo isso precisa estar em perfeita sintonia, tanto organizacional quanto social.


    Cultura organizacional

    Cultura organizacional é simplesmente a alma da empresa, é nessa cultura que estão empregados seus valores e preceitos, como vimos na aula passada alguns componentes que formam essa cultura como, ritos,estórias,cerimônia,heróis,tabus ,crenças e etc. cada empresa busca ter uma cultura forte que seja o seu maior aspecto de organização e eficácia,por isso é importante a empresa buscar a estudar essa cultura,se ela está trazendo bons resultados ao ambiente,ou está atrapalhando o desempenho dos funcionários.A maior virtude da cultura na organização é fazer com que ela faça,com que a estrutura de sistemas organizacionais,tenha um impacto positivo no rendimento econômico.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazendo algumas retificações e aprendendo após a aula de hoje que devemos ler, ler,ler e ler novamente antes de postar. Vamos aprender praticando. Só não erra aquele que nunca tenta acertar.

      Nessa aula deu para assimilar que a Estrutura e Cultura organizacional precisam andar juntas, na estrutura estão envolvidos todos os aspectos que formam a empresa, seja em suas instalações internas, papeis as normas e valores, as acomodações devidamente apropriadas para os colaboradores exercerem suas atividades.
      A Cultural organizacional esta ligada a sua metodologia de trabalho.
      Uma definição que a professora nos trouxe é que “A cultura Organizacional retrata a vida das pessoas e molda o comportamento das pessoas que nela trabalha.” E é a pura realidade, quando entramos para trabalhar em uma determinada empresa, não podemos esquecer que todas vão ter sua própria cultura, seu próprio clima de trabalho, temos que nos adaptar aos seus costumes, rotinas, normas, valores respeitando sempre a hierarquia.
      Também foram debatidos sobre os tipos de estruturas mais conhecida no Brasil que são a Mecanicista: as tradicionais e rígidas, obsoletas, arcaicas, e a Orgânica: que são contemporâneas e soltas, que faz com os colaboradores pensem e ajude até nas tomadas de decisões.
      Com certeza a estrutura e a cultura organizacional afetam e muito nos comportamentos das pessoas, elas passam a viver suas vidas de acordo ao seu trabalho, família e objetivos particulares ficam e segundo plano, muitos chegam a ter problemas de saúde, outros, problemas familiares, pois o tempo não esta dando mais para ser controlado, em contrapartida, temos ótimos exemplos de organizações onde o respeito pelos colaboradores é importante (exemplo da Google que os colaboradores escolhas o horário de trabalhar, porém te que produzir), até porque um colaborador feliz produz mais que um insatisfeito, entra à importância do planejamento, quando o individuo ou a empresa começar colocar em prática seu planejamento, as coisas começarão a fluírem, os resultados começarão a aparecer, é impressionante. Para isso acontecer, precisamos ter comprometimento onde estivermos envolvidos.

      Excluir
    2. É isso aí, Claudinê, ler, reler, escrever, reescrever... O erro pode ser uma oportunidade de melhoramento.

      Excluir
  9. Ainda falamos que a Cultura Organizacional é composta por oito elementos, são eles: crenças; valores, estórias e mitos, rituais e cerimônias; estórias e mitos; heróis; tabus; nossa equipe falou um pouco do herói, que são aqueles colaboradores que bateu suas metas por exemplo e que ganhou o premio do mês.

    ResponderExcluir
  10. Claudinê e Vidiane, gostei muito do texto de vocês. Conseguiram fazer uma boa relação com a aula, me mostrando que conseguir passar com clareza o tema discutido. Continuem assim!
    A todos que já postaram suas respostas, PARABÉNS! Tenho certeza que esse trabalho vai nos fazer crescer muito!
    Até daqui a pouco!

    ResponderExcluir
  11. EstruturaeOrganizaçãoCultural


    Quando uma empresa surge ela já possui em seus pilares fundamentais alguns traços culturais, um conjunto de valores, crenças e entendimentos importantes que uma organização tem em comum, o tema a cultura organizacional e suas influências, interajam justamente sobre como as pessoas se organizam para dar continuidade em todo o processo organizacional.
    Esta mesma organização envolve artefatos que podem ser os padrões de comportamento, valores compartilhados as crenças e pressupostos valores, verdades, influentes na organização do setor. Também pode conter componentes visíveis, que são sempre orientados pelos aspectos organizacionais, ou componentes ocultos, que são sempre orientados pela emoção e situações afetivas.
    A cultura organizacional tenta compreender e sistematizar todas as funções existentes na organização e assim vai clarificar perspectivas que poderão dificultar todo o entendimento. Saber como estar sendo desenvolvida toda a estrutura e cultura organizacional dentro da empresa são fatores essencial para ser bem sucedida, como a forma de se relacionamento entre empregados, clientes e fornecedores, uma comunicação transparente, compartilhada vai conseguir êxito pois as pessoas foram motivadas, são comprometidas e serão recompensadas.
    No entanto sabemos que é uma grande responsabilidade para os dirigentes, pois os caminhos trilhados só conseguirão sucesso se forem bem trabalhados e desenvolvidos. Entretanto explicar todo esse processo de estrutura na construção de cultura organizacional está relacionada à conduta e personalidade moldada de cada individuo que guia seu comportamento para um bom desempenho e assim alcançar a excelência.

    Discente: Jucileide Moreira

    ResponderExcluir
  12. Cultura organizacional

    A cultura é a base principal para desenvolver uma organização.Cada individuo tem uma visão diferenciada do meio em que vive, cada um com suas peculiaridades de costumes, crenças, artes que são adquiridos ao longo do tempo e envolve cada individuo formando uma opinião diferenciada .Isso também difere a realidade cultural.
    cultura organizacional e um conjunto de normas conceitos, métodos de trabalho e trabalho e regulamentos.Cada organização é formada por normas estabelecidas e cabe os integrantes entender e acatar e se comportar de acordo com elementos culturais estabelecidos interagindo interno e externo, mesmo não concordando com a organização,
    Cabe o integrantes se adequar as normas impostas dentro da organização O colaborador que aceita trabalhar acaba sendo influenciado pelo ambiente em que atua e convivência afeta os que ali frequenta, trabalha, enfim gera uma referencia de modelo que cada individuo que conhece o ambiente se adapta aos preceitos que nela foram implantados.
    A importância da cultura para o administrador é saber lidar com diferentes pontos de vista , já que envolve valores, crenças , cultura em geral de seus colaboradores.
    A mais importante regra é a harmonia entre os colaboradores para que possam expressar seus pensamentos, mas não desviando os princípios e regras da organização que fazem parte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estrutura e Cultura na Organização

      A Estrutura e Cultura de uma organização envolvem os padrões de comportamento como, valores, crenças, e verdades. Existe também componentes que são sempre orientados pela organização com os aspectos organizacionais, isso é chamado de componente visível e existem também aqueles componentes ocultos que se orientam pela emoção. As organizações hoje têm que estar atentas junto com a tecnologia, fazendo o uso da mesma em tudo que for preciso dentro da organização para alcançar todo e qualquer desempenho, com os costumes, as suas tradições, os estilos de gerência, os tipos de lideres, as políticas administrativas e os padrões de desempenho, e acima de tudo o caráter dos indivíduos envolvidos como por ex: como se comporta diante da sociedade. Existem diversas culturas que uma organização pode exercer ela mesma propõe seus limites como por ex: trazer motivação aos seus colaboradores, da aos funcionários limites propostos, ajudar permanecer unidos através das normas estabelecidas e tendo como principal distinguir cada um em sua função determinada. A cultura organizacional ,assim como varias culturas modifica-se ao passar do tempo, já que sofre no ambiente externo e nas mudanças da sociedade, entretanto a cultura é influenciada pela a sociedade.

      Débora Araújo.


      Behaviorismo o Controle Comportamental nas Organizações

      A Escola Behaviorista é uma escola norte americano, cujo seu nome tem o principal significado o comportamento, com a leitura em sala de aula, pôde observar que Behaviorismo, tem como importância o comportamento de hábitos, de conceitos da escola, comportamento de membros envolvidos que trabalha com clareza. O comportamento é considerado um dos principais dever de uma pessoa, que declara hábitos e rotinas diárias como ex: Higiene bucal, tomar banho, se alimentar e etc. Todos esses itens estão ligados a um comportamento e a uma organização de uma pessoa. Entretanto observamos que a disciplina Psicologia Organizacional está cada vez, mas ao nosso redor, Associando a rotina e idéias que usamos ao decorrer do dia a dia, como no trabalho, na vida pessoal, e profissional, isso torna uma rotina de comportamento humano com fundamental importância.

      Débora Araújo.

      Excluir
    2. Débora não poste aqui a resposta referente à questão do Behaviorismo... coloque no lugar correspondente.

      Excluir
  13. Estrutura e Cultura Organizacional

    Para o meu entendimento a estrutura e a cultura organizacional são bastante importantes para que se possa compreender o comportamento humano.
    A estrutura é tudo o que se realiza dentro da organização, ou seja, são as atividades separadas, organizadas e delegadas
    Já a cultura organizacional é a demonstração do comportamento de todos os membros de uma entidade, com seus valores, suas crenças, atitudes, hábitos entre outros.
    E é através dos elementos culturais de uma organização que os seus colaboradores conseguem ter o entendimento e o conhecimento de suas regras, ou seja, é a partir da cultura que há uma ligação social.
    È importante que todos possam se adaptar e compreender a cultura da organização em geral, já que cada um tem um pensamento e uma visão diferente dos outros.
    Por isso é importante saber como é desenvolvida a estrutura e a cultura da organização, para que todos os objetivos possam ser alcançados.

    ResponderExcluir
  14. Estrutura e Cultura na Organização

    A Estrutura e Cultura de uma organização envolvem os padrões de comportamento como, valores, crenças, e verdades. Existe também componentes que são sempre orientados pela organização com os aspectos organizacionais, isso é chamado de componente visível e existem também aqueles componentes ocultos que se orientam pela emoção. As organizações hoje têm que estar atentas junto com a tecnologia, fazendo o uso da mesma em tudo que for preciso dentro da organização para alcançar todo e qualquer desempenho, com os costumes, as suas tradições, os estilos de gerência, os tipos de lideres, as políticas administrativas e os padrões de desempenho, e acima de tudo o caráter dos indivíduos envolvidos como por ex: como se comporta diante da sociedade. Existem diversas culturas que uma organização pode exercer ela mesma propõe seus limites como por ex: trazer motivação aos seus colaboradores, da aos funcionários limites propostos, ajudar permanecer unidos através das normas estabelecidas e tendo como principal distinguir cada um em sua função determinada. A cultura organizacional ,assim como varias culturas modifica-se ao passar do tempo, já que sofre no ambiente externo e nas mudanças da sociedade, entretanto a cultura é influenciada pela a sociedade.

    Débora Araújo.

    ResponderExcluir
  15. Cultura e Estrutura Organizacional

    Por muito tempo permeou nas organizações um modelo de estrutura fechado e centralizador, influenciado por uma cultura hostil e capitalista, utilizado pelas empresas visando apenas vender e obter lucro.
    Hoje diferentemente do que ocorria no passado, na busca de atender as demandas de um mercado cada vez mais exigente e competitivo, as organizações estão mudando seu modelo de estrutura e o foco passa a ser as pessoas que compõem o ambiente organizacional, as relações interpessoais, e a forma como as mesmas afetam e influenciam o desempenho e alcance dos objetivos almejados pela organização.
    Cada organização possui características próprias, reforçando a ideia de que não há uma forma ou modelo exato de gestão. Assim, a cultura de uma organização é adquirida não apenas pelas influências do meio externo, mas por aspectos relacionados ao ambiente físico, layout, recursos materiais, atrelados a fatores intrínsecos ou emocionais, caracterizados por tudo aquilo que a empresa acredita, princípios, missão, visão, que por sua vez refletem a personalidade e a maneira como a empresa atuará no mercado.
    Deste modo, assim como a cultura social, a cultura organizacional é composta por um conjunto de valores, crenças e percepções que constituem o perfil da organização.
    A estrutura organizacional constitui os parâmetros da organização, é a forma como a empresa está organizada e pode ser descrita formalmente, hierarquia, atribuição de responsabilidades, estilos de liderança, ou ainda informalmente, a partir das relações interpessoais, adquiridas pela formação de grupos e convívio entre as pessoas no ambiente de trabalho.
    Diante disso, nota-se que ambiente de uma organização é composto por pessoas com objetivos, valores e pensamentos distintos, oriundos não somente da cultura ou ciclo social onde estão inseridas, mas do modelo de estrutura e gestão adotados pela empresa, e fatores como deficiência e falta de comprometimento no trabalho podem está ligados ao ambiente interno da organização.
    Assim, a forma como a organização está estruturada reflete de maneira significativa no comportamento das pessoas, por esse motivo, pode-se dizer que a estrutura e cultura organizacional são elementos interdependentes, responsáveis por moldar o perfil e atitudes da pessoas dentro do ambiente de trabalho, afetando a organização positiva ou negativamente.

    ResponderExcluir
  16. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

    A estrutura organizacional é um sistema de valores que é compartilhado com os membros dentro e fora da empresa, desde o seu espaço físico aos seus profissionais que nela atua e desenvolve suas atividades dentro da empresa, cultura organizacional tem um objetivo de se tornar referencia em cada setor e favorecer uma melhor integração junto aos grupos.
    Ela é composta por oito elementos sendo eles, Valores; crenças, ritos, rituais e cerimoniais; estórias e mitos, heróis, tabus; são normas de comunicação, existem diversas culturas que uma organização pode exercer, impondo seus limites, trazendo motivação aos seus integrantes e colaboradores, a estrutura é a base de tudo principalmente de uma boa administração, por isso é muito importante a organização dentro de uma empresa para solucionar seu problemas.
    Jackson da Cunha Carneiro

    ResponderExcluir
  17. ESTRUTURA E CULTURA ORGANIZACIONAL

    A estrutura organizacional tem a ver com todos os processos que ocorrem dentro da empresa, expressa através do organograma, que tem por objetivo definir todas as atribuições da empresa, seja delegar funções, ou controlar esses mesmos processos que ocorrem na empresa, quais formas de comunicação organizacional,entre outras, onde através disso se tem a estrutura organizacional.
    Já a cultura organizacional está ligado mais a área humana nas organizações, pois através dela, se observa as culturas existentes na organização e como as mesmas tem o poder de influenciar, direta ou indiretamente, em todos os processos ocorridos na empresa, sejam elas crenças, mitos, costumes e etc. e também, como se pode gerir essa cultura, ou melhor, como o administrador tem a capacidade de aculturar os seus colaboradores para que os mesmos venham trabalhar de forma mais precisa e eficiente de acordo com as diretrizes estabelecidas pela empresa.

    MELQUI ANTONIO DOS SANTOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estrutura organizacional são atividades desenvolvidas por uma organização divididas, organizadas e coordenadas. Entendi que a estrutura e tudo o que contem em uma organização como instalações, financeiro, jurídico, econômico, administrativo e humano. Não existe uma estrutura fixa ela deve estar sempre em constantes mudanças para se adequar com as mudanças de mercado.
      Essas organizações têm uma cultura que diferencia na forma de trabalhar de cada uma delas definidas em regras, valores éticos, sistemas, normas entre outras. Essa cultura define como se deve seguir, servindo para os funcionários que devem conhecer essas estruturas e agir com cada uma delas.

      Bruno Vilaronga Batista.

      Excluir
  18. Cultura Organizacional é o meio onde são desenvolvidas as atividades organizacional de maneira diversificada, de modo a que o individuo trabalhe com as normas estabelecidas pela organização. Cada Organização estabelece seus métodos trabalhista, conforme sua estrutura organizacional, cabe cada funcionário seguir os méritos.
    De modo a cultura de uma organização é implantar regras a serem exercidas por tanto, trata-se de uma cultura quando o seu procedimento está decorrente perante oque ali foi estabelecida. Um administrador quando começa a trabalhar em uma determinada empresa , o seu fator a ser trabalhado é determinar ordens aos seus funcionários, devido seus valores éticos e morais, princípios e crenças. Alguns complementos nessas diretrizes imposta, o comportamento psicológico é um dos grandes fatores dentro de uma organização em relação a sua cultura.

    ResponderExcluir
  19. 2° aula de psicologia organizacional, dia 14 de fevereiro de 2013.
    Estrutura e Cultura na Organização

    Uma aula bastante interativa, onde pude observar a grande importância dessas duas ferramentas indispensáveis na organização, que facilita a atuação do profissional e são fundamentais para entender o comportamento humano e da gerência. As organizações possuem estruturas diferentes, e cada uma tem o seu modo de comandar, controlar, organizar, decidir, etc. Obtive bastante informação e pretendo continuar com a minha evolução psicológica e o aumento de conhecimentos.
    A estrutura organizacional pode ser definida como as tarefas das empresas são realizadas, há dois tipos de estruturas que são muito conhecidas: as organizações mecanistas e as orgânicas, a primeira é uma forma de gerência bastante rígida, dar ênfase a regras e regulamentos, é autoritária, tarefas são especializadas e existe pouco processo de integração, ou seja, a tomada de decisões é da parte superior. Já a organização orgânica, dar ênfase nas pessoas, portanto, as tarefas são compartilhadas, há muitos processos de integração, é uma gerência solta, inovadora e que está aberta para novos conhecimentos e ideias, as decisões não são centralizadas e o objetivo é metas e resultados.
    Nas organizações existem estruturas diferentes que afetam o comportamento dos subordinados e as suas atitudes.
    A cultura organizacional é um modo de compreender o funcionamento de uma empresa, conhecer seus funcionários para ter informações, como é o comportamento do mesmo, os valores, as crenças, se eles são responsáveis e se sua personalidade precisa de controle, ou seja, a cultura organizacional revela como as empresas adaptam o comportamento das pessoas que nela trabalham.
    Ela possui três funções básicas, sendo a primeira, favorecer a integração das pessoas através dos valores, crenças, normas, etc. A segunda é servir de referência para adaptação na solução de problemas, e a terceira e ultima, é auxiliar na redução de ansiedade, uma vez que serve de apoio em situações de insegurança.
    A cultura organizacional é repassada para todos os funcionários, novos e antigos. É através dela que é revelado como são as regras, o que é valorizado, o que causa punição, ou seja, o que pode e o que não pode. Ela é composta por três dimensões: dimensão material, psicossocial e ideológica.

    ResponderExcluir