sexta-feira, 3 de maio de 2013

AVALIANDO A AULA, A DINÂMICA E A APRENDIZAGEM




Na aula de ontem, nosso 11º encontro, fizemos uma dinâmica onde pudemos abordar e refletir sobre diversos temas que estudamos ao longo de todo o semestre.
Nesta postagem, quando estamos quase terminando a disciplina, gostaria que cada um de vocês fizessem uma avaliação da aula, da dinâmica e da aprendizagem, dizendo sobre o que tratamos e sobre quais temas podemos refletir. 
Enfim, comente sobre a aula de ontem:  O QUE ACHOU?

15 comentários:

  1. Essa dinâmica apresentada na ultima aula, mesmo não podendo participar, pois, estava apresentando um seminário em outra disciplina, pude perceber algumas situações em dois momentos em que visitei a sala, a metodologia implantada e a participação dos colegas foram magníficas.
    Observei que foram trabalhados os estímulos e motivação: estímulos dos colegas que ficavam orientando as pessoas para não pisarem nos copos, motivação por parte do participante a superar aquele obstáculo.
    O trabalho em equipe nessas oras faz a diferença, como fez um ajudando o outro, todos em um único objetivo, falando a mesma língua.
    Observamos que mesmo com muitos falando ao mesmo tempo, mas sempre tinha um que liderava mais e ia até o fim acompanhando o membro da equipe.
    Como teve conflitos, uns até se atrapalharam na ora de falar qual seria a esquerda e qual seria a direita, momentos de risos, porém, logo chegava um e resolvia a dúvida.
    Foi preciso os participantes ter comportamento condicionado ao objetivo, de olho na meta que seria com os olhos vendados passar de um lado para o outro sem pisar nos copos.
    A criatividade para conseguir fazer essa atividade o mais rápido possível exigiu além de muita inteligência, perseverança, disciplina, calma e sobre tudo vontade de fazer acontecer e ter foco, até porque, não iria adiantar os esforços de quem estava de fora se a pessoa da vez não estivesse disposta a fazer e se ela não tivesse espírito de equipe como também saber aonde quer chegar, para daí você traçar os métodos a ser utilizado.
    Achei essa dinâmica fantástica, nela é trabalhada tudo o que já estudamos na disciplina, desde a teoria BEHAVIORISTA “comportamental”, ditas motivacionais, na motivação, toda ação gera uma reação.
    Como a Psicanálise tem influência sobre os administradores, percebemos como as pessoas ficavam eufóricas, chegando a perder a noção até do que seria lado direito ou esquerdo, diante tamanha pressão. Nesse momento é que o líder preparado faz a diferença, buscando o melhor caminho a percorrer para alcançar a meta, tendo que tomar as decisões mais coerentes sem muito tempo para pensar.
    De fora pude perceber o quanto nossos colegas foram geniais, estão todos de parabéns!

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  2. Bom, pude notar que a dinâmica possui um fator motivador e que requer de muita sinergia dos executores. Percebe-se a importância no papel desenvolvido pelo Líder, e o quanto os demais deve ter cuidados na escolha do mesmo. O Líder neste sentindo, possui como dificuldade, conhecer todos os seus colaboradores, para que saiba onde e como deve lidar com os mesmos, ao fazer relação com a dinâmica, seria o conhecimento do equilíbrio do corpo de cada colaborador, pois a mesma requer de muita concentração, silêncio e equilíbrio.
    A equipe precisa desenvolver a calma e aceitação das dificuldades de todos. Respeitar as diferenças, pois assim estará ajudando todos no desenvolvimento da tarefa. Quando não é desenvolvido desta maneira, passa a ser criado, barreiras desmotivadoras, conflitos e desânimos, fazendo com que exista a desistência e pensamento de que algumas pessoas estão “atrapalhando” o desenvolver do trabalho.
    A dinâmica em si, mostra claramente a importância do planejamento para desenvolver o trabalho em equipe. Em relação ao que estudamos até então, é possível identificar onde (durante a execução da dinâmica) cada assunto tem sua interferência e colaboração.
    É viável frisar, que enquanto organização nota-se que a concorrência (neste caso a outra equipe) sempre irá “assustar” fazendo com que, em muitos casos crie conflitos no lugar de motivação. O concorrente em algumas situações acaba tentando abalar a estrutura da organização oposta, para que assim possa se sair bem!
    Gostei da dinâmica e enquanto futura administradora utilizaria dentro de uma organização, como meio de auto avaliação de equipes e motivação de toda estrutura humanística da mesma.

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  3. Fazendo um retrospecto da disciplina Psicologia Organizacional e assuntos abordados neste semestre, podemos perceber o quanto é importante um psicólogo no meio organizacional contemporâneo, pois com os avanços constantes da tecnologia e a competitividade do mercado, surgem conflitos e situações que requer habilidades imediatas para resolução.

    Dessa forma, a dinâmica trabalhada deixou claro que, para uma organização alcançar um bom desempenho é importante à presença de uma equipe consistente, em sinergia, motivada e com espírito de coletividade. Na equipe a presença de um líder é indispensável, pois ele deve administrar os conflitos, motivar e planejar as ações a partir das sugestões dos colaboradores.

    É importante notar também que fatores como equilíbrio e concentração, torna a equipe mais eficiente e capaz de alcançar seus objetivos de forma ágil. Assim, devemos adotar um planejamento estratégico com metas e objetivos a ser alcançados, pois permite perceber o avanço dos trabalhos ou a necessidade de reavaliação dos métodos de trabalho.

    Em minha opinião a dinâmica de grupo resumiu todos os assuntos abordados em sala, mostrou que o comportamento humano é variável a cada situação e conforme a personalidade de cada um. No entanto, devemos manter o foco e adaptar-se as circunstâncias independentemente da concorrência externa.

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  4. Dinâmica em grupo
    Os copos na minha visão seria os obstáculos que temos enfrentado e que vamos enfrentar ao longo da vida nas organizações. um líder tentava liderar mas sempre tinha lideres independentes fazendo a mesma tarefa, sabemos que em todas as organizações existe divergências e precisamos ter maturidade para lidar com as mesmas, e assim uns ouviam e seguiam de maneira diferente mas mesmo assim com um mesmo objetivo que era atravessar para o outro lado.
    Planejamos sim que íamos ouvir apenas um só líder mas na prática acabamos não seguindo o roteiro que montamos. Isso quer dizer que não basta ter metas e roteiros, precisamos seguir com foco.
    Concluímos que mesmo com um planejamento acabamos não fazendo o que deveríamos.
    E a lição que tive é que devemos planejar isso é o primeiro passo, para chegar onde queremos, e cada tarefa cumprida nos leva para o objetivo.

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  5. Na ultima aula foi elaborado uma dinâmica em grupo onde a mesma foi extraída com todas as teorias abordadas em sala de aula, onde foi observado o comportamento e a motivação dos indivíduos, onde toda a ação gera uma reação.
    Seu principal fator foi à motivação do grupo, a sinergia da equipe é a parte de fundamental importância dentro de uma organização, é elaborado para bater a metas, desempenhar as funções, ter e manter o equilíbrio sobre a concorrência para as determinadas situações.
    O líder é o principal influente dentro de uma organização onde ele tem a posição de comando para interagir com o comportamento dos membros envolvidos, o líder tem que ser autocrático e liberal, com o poder da referencia para que seus integrantes tenham posição em tudo que lhe é proposto.
    Toda e qualquer trabalho (organização) tem que ter um planejamento, onde o planejamento é ver, prever, agir sobre a determinada situação para assim conseguir avançar todos os obstáculos que enfrentamos.

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  6. Bem, a dinâmica em si nos fez refleti o que ela teria em comum com uma organização, e pude observar que dependendo de qual seja o objetivo a ser alcançado, o líder sempre tem que ter a sua equipe em sinergia, conhecê-los, para ele saber quais os seus pontos fortes, e como deve ser o diálogo para que ele possa se sentir confiante, seguro, e possa ter o equilíbrio de si mesmo. A dinâmica ela foi dividida em dois grupos, considerando que esses mesmos, fossem duas empresas, ambas concorrentes estavam sempre buscando ser superior a outra, o líder estava sempre incentivando o seu subordinado para que ele alcançasse a sua meta, e pensando sempre como deveria indicar o caminho a ser percorrido. Outros “subordinados” estavam sempre querendo dar uma força, uma opinião ao colega, mas não estavam pensando na possibilidade de que apenas o líder pudesse lhe dar dicas para não gerar tantas opiniões, e essas causasses erros até muito grave.

    Ficou claro que a psicologia está inserida em qualquer organização, e que ela traz muitos benefícios, sendo no comportamento, no diálogo, na tranquilidade, confiança, e sempre manter o equilíbrio, pois o nosso comportamento dentro de uma empresa já transmite o que está no seu pensamento, se um indivíduo está calmo, disposto a ouvir a um líder, ele está com o pensamento de que pode conseguir qualquer coisa, mas sem deixar de lado que estamos sempre na busca da eficiência, e que ninguém consegue nada sozinho. E que o comportamento de cada pessoa é diferente e temos que se adaptar com diferenças.

    A dinâmica foi excelente, e vamos está sempre em busca de novos conhecimentos, enfrentando muitas barreiras, agora, basta você confiar em si mesmo.

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  7. Através da dinâmica que foi feita em sala de aula, podemos obsevar que quando se trabalha com uma equipe é de extrema importância todos estarem focados em uma mesma sinergia e prestando atenção no que lhe foi pedido deixando de lado a obrigação que cabem a outros resolverem.
    Podemos também observar que o papel do líder é de fundamental importância, pois ele é que dará as devidas estratégias e ferramentas para se chegar no objetivo a ser alcançado, assim também a todo momento poder dizer quando será preciso parar e analisar se estar no caminho correto ou se é preciso mudar a estratégia e tomar outro caminho.
    Isso nos mostra, que no dia a dia nem só no âmbito empresarial, como também no pessoal, temos vários caminhos e nesses caminhos muitos obstáculos que a cada momento você terá que supera-los, muitas das vezes tomado decisões sozinho, mas quando se diz respeito ao futuro, onde seu olhos não conseguem “enxergar “ você terá que ouvir, pressentir e muitas das vezes ousar para tentar chegar ao lugar almejado.

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  8. Na dinâmica realizada na sala de aula podemos perceber a importância da psicologia para uma organização, e dificuldades que iremos encontrar no futuro como a concorrência, o medo, a desconfiança entre outras coisas, e devemos estar preparados para superar cada uma delas.
    O papel do líder no trabalho foi importantíssimo buscando superar todos os problemas e tornando suas adversidades em força deixando todos da equipe focados, motivados, confiantes em buscando dos seus objetivos.
    São pontos que iremos encontrar em qualquer organização e temos que bater de frente e supera-los para conseguir concluir nossos objetivos e chegar aonde cada um deseja.

    Bruno Batista.

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  9. A dinâmica extraiu todas as teorias abordadas na disciplina, onde foi observado o comportamento e a motivação da turma, onde toda a ação gera uma reação.
    Em sala de aula os alunos desenvolveram o dinamismo de o que é ser um líder: o saber ouvir, entender a concorrência, um líder deve ter curiosidade, ser criativo, saber se comunicar, o saber trabalhar em equipe, ter a percepção de ariscar para conseguir alcançar suas metas e como lidar com fatores de motivação.
    Algumas pessoas possuem estas qualidades de maneira nata, embora também possam adquirir-las através da aprendizagem e da experiência. E a disciplina de psicologia organizacional vem ao longo do semestre desenvolvendo um ótimo trabalho ao semear estas características em sala de aula.

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  10. A dinâmica nos levou a avaliar as diversas formas de organizar um trabalho em equipe. Mostrou também que qualquer organização precisa ter um planejamento para que se desenvolva da melhor maneira possível a missão que nos foi entregue, existiu também um fator relevante que levaria ao sucesso da brincadeira que foi atenção e concentração, bem como a importância do líder nos momentos de decisões.
    A parte mais interessante e observada na dinâmica foi o fator motivacional e a sinergia de todos os envolvidos, notaram-se vários tipos de comportamentos, cada um acabou se colocando como líder, talvez tenha atrapalhado o desempenho e o desejado sucesso da equipe, foi negativo mais mostrou que o objetivo do grupo era o mesmo.
    Acredito que a criatividade do grupo também ajudou no desenrolar da brincadeira, o fato te tirar os calçados dobrar as calças, enfim foram ideias que surgiram no decorrer da dinâmica, que misturados com o planejamento ( o que na minha visão faltou nas duas equipes.) levou ao melhor desempenho de um determinado grupo.
    No geral gostei da aula, da dinâmica e do envolvimento do grupo, todos se empenharam acho que não visando a recompensa mas sim saborear da vitória, pois a competição nos motiva, vencer é objetivo de todos e por isso certo ou errado todos se tornaram lideres.

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  11. A dinâmica estimulou o aprendizado por meio de uma abordagem lúdica, demonstrando para nós administradores a importância do conteúdos discutidos ao longo da disciplina, evidenciando na prática a utilização e aplicação de tais conhecimentos para o gerenciamento de pessoas na organização.

    Aplicando a dinâmica ao ambiente organizacional, pôde-se perceber uma realidade vivenciada pelas empresas, a luta para alcançar seus objetivos e se manterem atuantes no mercado cada vez mais competitivo. Nota-se que organização possuía um objetivo definido, cumprir devidamente suas metas, para assim superar seus concorrentes. No entanto, em algumas situações, a empresa esteve excessivamente preocupada com as ações da concorrência, perdendo o foco, causando uma ineficiência na realização das atividades, revelando para nós futuros gestores como a falta de planejamento e estratégias competitivas interferem diretamente na performance da organização.

    A hierarquia da empresa era representada pela figura de um líder, que por sua vez não exerceu influência sobre seus subordinados, já que cada membro buscava desempenhar esse papel, o que provocou falhas na comunicação, comprometendo o desempenho da equipe. No entanto, vale destacar a importância das relações humanas para o alcance dos objetivos organizacionais, ou seja, a relação harmoniosa entre os colaboradores por meio do trabalho em equipe, que embora não tenham cumprido a meta da organização, todos estavam focados e direcionados para o mesmo fim.

    Outro fator observado foi o condicionamento, caracterizado pela repetição do comportamento demonstrado pelos membros da equipe que, estimulados por meio de reforços positivos (recompensas) eram conduzidos a desenvolver diversas vezes o mesmo procedimento até cumprir devidamente sua função. Contudo, pôde-se perceber que alguns apresentaram maior facilidade, outros dificuldade e até mesmo falta de aptidão na realização da tarefa, servindo para demonstrar os diferentes tipos de atitudes e temperamentos evidenciados pelas pessoas na organização.

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  12. Acredito que a aula anterior foi de grande valia para todos, pois foi feito um retrospecto sobre alguns assuntos que estudamos na disciplina de psicologia organizacional, está que por sua vez vem nos orientando como nos portar nas organizações e como enfrentar os problemas e atritos que nela surge.
    Para trazer esses assuntos foi feita uma dinâmica, no qual foi necessário o trabalho em equipe, e que nos mostrou o quanto este é importante para o crescimento da organização. Mas em uma equipe, em uma organização a presença de um líder é de fundamental importância, pois ele é responsável por orientar, coordenar, mostrar o caminho a percorrer para alcançar o objetivo desejado. Mas o caminho que leva a realização dos objetivos determinados nem sempre é fácil. Haverá obstáculos nessa caminhada que tentará nos impedir de chegar ao cumprimento das metas. Em alguns momentos teremos ajuda para superá-las, mas m outras, teremos que segui a intuição e tomar as decisões individualmente, sem intervenções externas, tendo equilíbrio e concentração, buscando assim acertar o máximo possível.
    Como estudante de administração, acredito que todas as teorias estudadas nessa disciplina serão os pilares para uma organização de sucesso. Se esta tiver LIDERANÇA, TRABALHO EM EQUIPE, OBJETIVO, PESSOA INTELIGENTE E CRIATIVA, tenho certeza que o sucesso é questão de tempo.

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  13. A dinâmica realizada me fez refletir sobre o contexto organizacional e a rotina do dia a dia. Enfrentar os obstáculos, e saber dominá-los não é uma tarefa fácil exige muito do ser humano. Todo individuo quando se depara com uma situação até então desconhecida tende agir pelo calor da emoção, eufórico não pensa o que pode ser resolvido antes de agir. O que ocorreu na dinâmica foi exatamente a euforia de alcançar o objetivo e vencer a concorrência, faltando nesse momento o fundamental que é o planejamento e o equilíbrio emocional. Havia obstáculos a serem enfrentados, uma meta a ser alcançada, porém não tinha uma estratégia a ser seguida. Em contrapartida houve algo primordial para que o objetivo final fosse alcançado, a sinergia em equipe. Dentro do contexto organizacional a sinergia é suprema, com a dinâmica não foi diferente, todos traçaram a mesma meta que foi finalizar a prova e receber o prêmio. Houve também a presença de algumas teorias já abordadas na disciplina, a que ocorreu com mais frequência sobre minha concepção foi a teoria do Reforço de Skinner, para ele o individuo pode ser influenciado através de recompensas obtendo assim os comportamentos desejados. Contudo, o conceito da psicanálise é sem duvidas algo que merece destaque sobre a dinâmica, pois em meio à vida conturbada com tantos problemas se manter em equilíbrio é um tanto quanto difícil. Afinal, conhecer os próprios limites, encarar o medo e a euforia é um trabalho que precisa ser desenvolvido constantemente e cautelosamente.

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  14. A dinâmica realizada na sala de aula nos mostrou que, para uma organização alcançar um bom desempenho é importante a presença de uma equipe, de um planejamento, a presença de um líder para administrar os conflitos que vierem a surgir, motivar e planejar ações de sugestões de seus colaboradores. E o que aconteceu na dinâmica foi que todos queriam alcançar o objetivo e vencer a concorrência. O líder tentava liderar, mas sempre tinha os outros “lideres” que na verdade não eram o verdadeiro líder e sim outros que tentavam alcançar o mesmo objetivo que estavam fazendo a mesma coisa, o líder têm que ter a curiosidade, criatividade e a esperteza de arriscar para conseguir alcançar seus
    objetivos.
    A dinâmica foi excelente, são coisas que passamos e que iremos passar no nosso dia a dia nem só em organizações, mas sim também na nossa vida pessoal, iremos encontrar muitos obstáculos e teremos que bater de frente e supera-los para conseguir alcançar nossos objetivos. Nós ser humanos tem que saber enfrentar os obstáculos que vierem a surgir.

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  15. Avaliando a dinâmica do que tivemos em pratica no sala de aula, veio a descrever o quanto é preciso o trabalho em grupo dentro de uma organização. Quando um determinado líder impor as leis para serem exercidas, seus subordinados passam a exercer conforme as ordens, sendo assim, na dinâmica percebemos que; apesar de ser um líder e determinar regras para seus subordinados, os seus inferiores passam a apoiar o trabalho e contribuindo com o desempenho das regras.
    Dinâmica é um método pratico de aperfeiçoar o conhecimento teórico, e por a dificuldade a frente no modo pelo qual aceitamos conhecer um pouco sobre o seu modo real em forma sintetizada. Quando se trata de conhecer uma equipe, devemos tratar de aperfeiçoamento, qualificação, motivação e liderança.
    Como de fato é comum dentro das empresas sempre haver um que ordena as regras, como foi demostrado em sala, passamos a ser um líder qualificamos nossos subordinados, motivamos acompanhamos o andamento dele sobre cada desafio exposto, nos damos força e passamos a enfrentar as dificuldades juntos. Como é real tratar uma equipe preocupada com a concorrência, nosso principal fator é a motivação; Vimos quê: as vezes deixamos de lado nossas obrigações administrativas para enfrentar a ânsia de investigar oque os outro fazem , se a nossa meta é cumprir uma obrigação nem sempre estamos preparados para isso, pois de tanto investigar o destino de outros a entidade se torna fracassada.
    Sem termos o total controle de onde partiremos psicologicamente enfrentando o medo e o erro a nossa frente e a total paciência de lhe dar com o obstáculo, acabamos contrariados por destinos dispersos, assim notamos que, oque nós faz chegar a o objetivo é a total paciência de lhe dar com a situação. O equilíbrio de suas ordens determina o caminho a ser percorrido.

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