terça-feira, 7 de maio de 2013

As psicopatologias ligadas ao contexto organizacional


As psicopatologias ligadas ao contexto organizacional
Discentes: Débora Araújo, Fernanda Peixoto, Helen Alves e Quésia Cunha

Psicopatologia do Trabalho
A Psicopatologia do trabalho estuda o sofrimento e as formas de defesa adotadas pelos trabalhadores, frente a uma organização, ou seja, estuda os transtornos mentais relacionados ao ambiente de trabalho.
Os Transtornos mentais são alterações do funcionamento da mente que prejudicam o desempenho da pessoa.
Os transtornos relacionados ao trabalho são aqueles resultantes de situações que envolvem os processos relativos á organização. Esses transtornos mentais atingem funcionários de todos os níveis de hierarquia de empresas públicas e privadas e é o terceiro motivo de afastamento do trabalho por mais de 15 dias.
Alguns especialistas destacam que todo e qualquer trabalho tem um nível de estresse elevado que se agrava em casos de estresse crônico, que pode causar ataques cardíacos, insônia, hipertensão e até mesmo disfunção sexual
  EX:Imagine uma ponte. Se ela receber mais peso do que consegue suportar pode ceder. Com a gente acontece o mesmo. Às vezes, o peso é tanto, que fica difícil agüentar.
Principais causas dos transtornos mentais:
·         Muitas cobranças;
·         Ambientes inadequados;
·         Divisão das tarefas;
·         Pouca ou nenhuma valorização do trabalhador;
·         Participação insatisfatória nas decisões;
·         Baixa remuneração;
·         Estrutura hierárquica organizacional;
As doenças que mais afetam os trabalhadores são:
·         Estresse
·         Ansiedade
·         Depressão
·         Transtorno de Adaptação
·         Síndrome de Burnout
·         E com conseqüências o alcoolismo que acaba agravando a situação.
Os Transtornos mentais no trabalho podem levar à:
·         Violência no trabalho; Queda da produtividade;
·          Irritação e falta de concentração; Dificuldade de tomar decisões;
·         Distúrbios do sono;
Estresse
Estresse é uma reação do organismo com componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais que ocorre quando surge a necessidade de uma adaptação grande a um evento ou situação de importância.
O estresse ocupacional ocorre quando o indivíduo percebe as tarefas no trabalho como excessivas para a capacidade que possui em enfrentar.
Estresse é definido como a reação do corpo diante de sensação de ameaça, seja ela interna ou externa, desencadeando uma descarga muito alta de adrenalina. Esse hormônio acaba estimulando a liberação de outros pelo organismo, o que pode acarretar diversas alterações em seu funcionamento.
Os Principais sintomas do Estresse:
·         Dificuldade de concentração;
·         Desmotivação;
·         Insônia e sensação de desgaste ao acordar;
·         Irritabilidade acima do justificável;
·         Lapsos de memórias;
·         Depressão;
O alcoolismo
O alcoolismo é um dos problemas que mais atingem as empresas, ele afeta intimamente o comportamento dos empregados.
As condições de trabalho podem produzir estresse e induzir ao alcoolismo, como forma de aliviar a ansiedade.
Segundo a Associação dos Estudos do Álcool no Brasil, o alcoolismo é o terceiro motivo para faltas e a causa mais freqüente de acidentes no trabalho.
Observa ­ se os seguintes aspectos no comportamento dos trabalhadores:
ü   Constantes atestados;
ü   Acidentes de trabalho;
ü  Relacionamento ruim com colegas;
ü   Agressões;
ü   Problemas financeiros; e
ü   Problemas de saúde;

Depressão
A depressão é uma das doenças que mais cresce no mundo. A correria, o excesso de cobrança, o acúmulo de tarefas, tudo isso faz parte da rotina de uma pessoa que trabalha. Mas, quando o estresse é muito, pode ser que algumas doenças acabem aparecendo, como é o caso da depressão.
A depressão é uma das principais causas de afastamento do trabalho. E na maioria das vezes os profissionais não se dão conta que estão doentes e que precisam de ajuda.
 Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2020 a depressão será o segundo maior fator incapacitante do trabalho no mundo, perdendo apenas para doenças cardíacas.
Condições de trabalho ruins, assédio moral (humilhações), exploração da mão-de-obra, excesso de cobranças e prazos, não reconhecimento financeiro, do desempenho e das qualidades do colaborador são alguns dos fatores que levam a depressão proveniente do ambiente de trabalho. Os sintomas mais comuns da doença são: insônia, irritabilidade, dores sem causa aparente, cansaço excessivo, queda de produtividade, perda do interesse pela atividade e dificuldades na tomada de decisões.
A depressão é definida como um transtorno que pode ser caracterizado por baixa energia, sentimento de tristeza prolongado, irritabilidade, falta de interesse nas atividades diárias, perda de prazer, alteração no sono, dificuldade de concentração, pensamentos de morte, sentimentos de inutilidade e culpa.
Síndrome de Burnout 
A síndrome de Burnout se caracteriza por ser um estresse muito forte, o próprio termo tem em si sua definição: Burnout é uma composição de burn (queima) e out (exterior). É uma atitude negativa voltada ao trabalho
È uma doença psicológica caracterizada pela manifestação inconsciente do esgotamento emocional. Tal esgotamento ocorre por causa de grandes esforços realizados no trabalho que fazem com que o profissional fique mais:
·         Agressivo;
·         Irritado;
·         Desinteressado;
·         Desmotivado;
·         Frustrado;
·         Depressivo;
·         Angustiado; E que se avalia negativamente.
A pessoa que apresenta tal síndrome perde consideravelmente seu nível de rendimento e de responsabilidade para com as pessoas e para com a organização que faz parte. Também apresenta manifestações fisiológicas como cansaço, dores musculares, falta de apetite, insônia, frieza, dores de cabeça freqüente e dificuldades respiratórias.
Como lidar com as Psicopatologias Organizacionais?
Dá qualidade de vida, investir nos funcionários é a melhor forma de se criar um ambiente produtivo dentro das organizações. Isso não significa simplesmente em aumentar os salários.  Hoje, as pessoas esperam muito mais das empresas, procurando bem-estar geral no local de trabalho, reconhecendo como sendo o lugar em que passa a maior parte do seu dia.
È importante:
ü  Motivar os funcionários;
ü  Tentar entender pelo que os funcionários estão passando;
ü  Incentivar a prática de esportes;
ü  Ter uma Flexibilidade nos horários;
ü  Se possível, ter salas de descanso;
ü  Oferecer cursos e palestras com temas pertinentes à qualidade de vida;
ü  Entre outros benefícios;
Medidas pequenas surtem efeito e tanto a empresa, quanto os colaboradores ganham.
·         Reduz o índice de afastamento dos colaboradores;
·         Melhora os relacionamentos interpessoais dentro da companhia;
·         Aumenta a produtividade do funcionário e conseqüentemente aumenta a lucratividade da empresa;



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